Seixal mantém concerto de passagem de ano e fogos de artifício nas freguesias

Carlão canta na zona ribeirinha da Amora e há fogos em todas as freguesias 

“A passagem de ano vai ser vivida em grande festa no concelho do Seixal”, anunciou a autarquia em comunicado. Ao contrário de muitos municípios pelo distrito de Setúbal e pelo país, o Seixal, através do seu departamento de comunicação, confirma o programa de festas, que inclui concerto com Carlão, na zona ribeirinha da Amora, e espetáculos de fogo de artifício. A festa de fim de ano no concelho do Seixal vai ser realizada cumprindo todas as normas da Direção-Geral da Saúde no atual contexto de pandemia. “Às zero horas do dia 1 de Janeiro, haverá lançamento de fogo de artifício nas seis freguesias do concelho”, sublinha a autarquia, salientando os festejos na Amora, Arrentela, Corroios, Fernão Ferro, Paio Pires e Seixal.
Autarquia mantêm festa de fim de ano 

A entrada no concerto, com início marcado para as 22 horas de dia 31, refere a nota da câmara, é “livre até à lotação do recinto”, de 1200 lugares, “cumprindo o rácio estabelecido pela Direção-Geral da Saúde". O acesso “pressupõe a obrigatoriedade de apresentação de certificado digital covid-19 da União Europeia nas modalidades de teste ou de recuperação ou de outro comprovativo de realização laboratorial de teste com resultado negativo”.
Entre as condições, será “obrigatório o uso de máscara”, que “os espetadores devem garantir a distância de segurança e não são permitidas aglomerações de mais de dez pessoas”, além de que “não é permitida a entrada com bebidas alcoólicas nem com vasilhame de vidro”. 
Também ao contrário de muitos municípios portugueses, o Seixal não desiste de iluminar os céus na passagem de ano. Está prometido “fogo-de-artifício em todas as freguesias”.
Setúbal, Montijo e Sesimbra já anunciaram o cancelamento das festas de passagem de ano por causa da pandemia. Portugal volta registar forte subida de novos casos de covid-19. Nas últimas 24 horas, a Direção-Geral da Saúde registou mais 19 mortos e 17.172 infetados. 
É o valor recorde de novos casos diários. Até agora, o valor mais elevado tinha sido alcançado a 28 de Janeiro, com 16.432 novas infeções. Nesse dia, e numa altura em que o processo de vacinação ainda era recente, morreram 303 pessoas devido com covid-19.
O número de concelhos com espetáculos de pirotecnia tem vindo a diminuir ao mesmo ritmo que aceleraram as medidas de contenção da pandemia.

Comentários