Relação Escola-Família em debate na Escola Profissional do Montijo

Autarcas e dirigentes destacam aprendizagem de toda a comunidade escolar em tempos de pandemia  

O encontro “Relação Escola-Família: Passado, Presente e Futuro” realizou-se na Escola Profissional do Montijo, na semana passada.  No evento, foram abordados temas como o envolvimento da família na escola e no processo de ensino, bem como, as vantagens trazidas pelo envolvimento parental, através de uma reflexão sobre o passado, presente e futuro desta relação. A responsável pelo pelouro da educação da Câmara do Montijo saudou a federação Regional Setúbal Associações Pais pelo “encontro atual e deveras importante” realçando o impacto da pandemia na comunidade escolar. O encerramento contou com a intervenção de Jorge Morais, chefe do gabinete do Secretário de Estado Adjunto e da Educação.
Nova realidade escolar discutida no Montijo 

“A covid-19 colocou, nestes últimos dois anos, à escola e à família, desafios até agora desconhecidos para todos. As famílias tiveram que adaptar as suas casas em escritórios e salas de aula. Alunos e docentes deixaram de se encontrar num espaço de aprendizagem, mas também de afetos”, explicou a autarca em comunicado. 
A abertura contou com as intervenções de João Martins, diretor da Escola Profissional do Montijo, Mário Novais, presidente da União das Associações Pais e Encarregados de Educação do Concelho do Montijo e da vice-presidente da Câmara do Montijo, Maria Clara Silva.
Desafios que todos souberam ultrapassaram mesmo com as dificuldades impostas recordou a autarca. “A família e a escola são alicerces que irão alimentar o desenvolvimento social e cognitivo das crianças. Esta relação saudável (escola-família) permitirá criar uma parceria de caminho na da educação dos nossos alunos". 
O passado, presente e futuro da educação foram os temas debatidos por vários especialistas nos painéis que compuseram este encontro, que contou com um momento musical apesentado pelo Conservatório Regional de Artes do Montijo.
As conclusões do encontro estiveram a cargo de Marta Alves, diretora do Cenforma e Jorge Ascenção, presidente da Confederação Nacional das Associações de Pais. 

Agência de Notícias com Câmara do Montijo 

Comentários