O município do ano da Área Metropolitana de Lisboa é Palmela

Trabalho junto da população idosa na promoção de um envelhecimento ativo dá prémio 

Palmela venceu o prémio “Município do Ano 2021” na categoria regional Área Metropolitana de Lisboa, distinção promovida pela Universidade do Minho através da plataforma Um-Cidades. O galardão que premiou a candidatura palmelense “Percursos de Vida Saudável – Um projeto de apoio à Idade +”, foi entregue ao presidente da autarquia, Álvaro Amaro, no Funchal. “A organização reconheceu a qualidade da candidatura apresentada, que reflete o trabalho desenvolvido pelo município de Palmela junto da população idosa, no sentido da promoção de um envelhecimento ativo, com mais saúde e autonomia”, revelou a autarquia, em comunicado. 
Apoios aos mais idosos nas opções da autarquia 

O “Prémio Município do Ano AML 2021”, atribuído a Palmela, reflete o trabalho desenvolvido pelo município junto da população idosa, na promoção de um envelhecimento ativo, com mais saúde e autonomia.
“Percursos de Vida Saudável – Um projeto de apoio à Idade +”, apresentado pelo município de Palmela, foi o vencedor da categoria regional Área Metropolitana de Lisboa, dos Prémios Municípios do Ano 2021, promovidos pela Universidade do Minho, através da plataforma Um-Cidades, para distinguir e disseminar boas práticas autárquicas e colocar na agenda a temática da territorialização do desenvolvimento, perspetivada a partir da ação das autarquias.
A Unidade Móvel de Saúde, o serviço de Teleassistência e o voluntariado são os principais eixos da Estratégia Municipal PRIA – Percursos em Rede para a Inclusão Ativa (cofinanciada pelo Portugal 2020), assente na promoção de políticas de combate ao isolamento, prevenção e promoção de hábitos de vida saudável, através do apoio médico e social de proximidade.
Além dos importantes impactos de natureza social que a implementação prática desta estratégia tem "registado junto da população com mais de 55 anos, a disponibilização gratuita destes serviços à comunidade tem impactos financeiros positivos, desde logo, na vertente de prevenção da doença, minimizando custos às famílias, SNS e IPSS, bem como por via da teleassistência, que evita ou atrasa o recurso à institucionalização das pessoas mais vulneráveis, conferindo-lhes mais autonomia e segurança", explica a Câmara de Palmela. 
Na edição de 2016 dos Prémios Municípios do Ano, Palmela esteve entre os nomeados da AML com o projeto “Academia da Proteção Civil de Palmela” e repetiu em 2017, com a candidatura “Centro Histórico de Palmela – Lugar, História e Futuro”. Em 2019, foi finalista na categoria intermunicipal com o projeto “Território Arrábida – Património Partilhado”, em parceria com Sesimbra e Setúbal.
Águeda foi o “Município do Ano” com o projeto “AgitÁgueda Art Festival”. Os “Prémios Município do Ano” têm como objetivo “distinguir boas práticas autárquicas e colocar na agenda a temática da territorialização do desenvolvimento, perspetivada a partir da ação das autarquias”, diz a entidade promotora. 

Comentários