Alcochete aprovou Orçamento para 2022 de 21,5 milhões

Educação, higiene urbana, rede viária, cultura, turismo, ação social e habitação como prioridade 

A câmara de Alcochete aprovou o orçamento municipal para 2022. A autarquia ribeirinha prevê um orçamento de 21,5 milhões de euros, mais dois milhões e 100 mil euros face ao orçamento deste ano. “As Grandes Opções do Plano e o Orçamento do município são documentos estruturantes da nossa organização, que refletem as orientações políticas fundamentais, a estratégia de desenvolvimento local, os programas, projetos e as principais ações que a câmara municipal prevê e pretende realizar em 2022”, salientou o presidente do município, no início da sua intervenção. As prioridades para este Orçamento assentam na "educação, na higiene urbana e ambiente, na rede viária, nas infraestruturas desportivas, nos edifícios municipais, na cultura e turismo, na ação social e, claro está, na habitação”, sublinhou Fernando Pinto. Outra das prioridades é a contração de 16 funcionários para a Câmara de Alcochete no próximo ano. 
Orçamento "engordou" dois milhões de euros em 2022 

O autarca socialista disse que “o compromisso eleitoral, votado maioritariamente nas eleições autárquicas de 26 de Setembro de 2021, é naturalmente a referência, um farol na elaboração destes documentos, de modo a renovarmos o contrato social com a nossa população, por via de propostas, medidas e operações concretas e consistentes e que objetivamente sirvam o concelho na sua totalidade, proporcionando um auspicioso e desafiante futuro para todos e contribuindo também de forma decisiva para a eliminação ou mitigação das assimetrias existentes no nosso concelho”.
“Depois de um profícuo trabalho de quatro anos, que desenvolvemos junto das pessoas, das instituições, dos empresários, mas também das associações locais, apoiando de forma inequívoca e participando sempre na solução, conseguimos, com muito empenho e rigor, diminuir a dívida, aumentar solidamente o investimento e reduzir substancialmente a carga fiscal sobre os nossos munícipes, pese embora reconheçamos a importância vital do papel dos impostos diretos no nosso Orçamento”, acrescentou o autarca.
“No mandato anterior deixámos, de modo indelével, marcas num caminho que iniciámos em 2017 e que pretendemos dar continuidade na próxima década. Por isso, as nossas prioridades para este Orçamento também assentam na educação, na higiene urbana e ambiente, na rede viária, nas infraestruturas desportivas, nos edifícios municipais, na cultura e turismo, na ação social e, claro está, na habitação”, salientou Fernando Pinto. 
“É nosso projeto de continuidade trabalhar todos os dias para que o nosso concelho esteja cada vez mais limpo e mais apresentável e para que possamos afirmar em definitivo a marca ´Alcochete', sem que para isso percamos a nossa identidade, mantendo assim vivas as nossas mais fiéis tradições num vasto programa cultural, que se deseja cosmopolita, mas sobretudo inclusivo”, disse.
O presidente do município destacou que as Grandes Opções do Plano e o Orçamento foram elaborados “com rigor e transparência”, “resultam da estratégia assumida” pelo executivo e tiveram em conta a opinião dos partidos com assento na Assembleia Municipal de Alcochete, ao abrigo do Direito da Oposição.
“O presente Orçamento reflete a nossa capacidade de investimento, mas deixa igualmente subjacente as dificuldades emergentes do ciclo pandémico que atravessamos e as dificuldades decorrentes dos múltiplos processos de descentralização que estamos a vivenciar. No entanto, estamos convictos de que um setor público eficaz e eficiente é fundamental para o desenvolvimento sustentável do país e da nossa terra. E por isso continuamos todos os dias a trabalhar com o intuito de melhorarmos Alcochete”, disse o autarca.

Autarquia quer criar 16 postos de trabalho em 2022 
Habitação, uma das prioridades da autarquia em 2022
Fernando Pinto referiu que as despesas com os recursos humanos, estimadas em oito milhões 621 mil euros representam 40 por cento do Orçamento e que há, no entanto, a intenção de criar mais 16 novos postos de trabalho em 2022 “para colmatar carências existentes nos diversos serviços municipais”. O Mapa de Pessoal do município inclui 505 postos de trabalho, dos quais 449 estão ocupados e 53 por preencher.
O autarca considerou ainda que: “uma nota de todo determinante e que influi no Orçamento assenta na regularização de contratos com vínculo precário que temos vindo a desenvolver desde 2018”, na “anuência das mobilidades inter carreiras”, “na implementação da Opção Gestionária” e do suplemento de insalubridade e penosidade pelos máximos permitidos e em todas as áreas previstas na legislação em vigor, incluindo as áreas do Asfalto e Recolha de Animais, que só poderão ser abrangidas a partir de Janeiro de 2022”. 
“Todas estas medidas, de valorização remuneratória, representam de forma fidedigna a equidade e justiça deste Executivo perante todos os trabalhadores”, disse o autarca, que também manifestou a sua gratidão pelo trabalho desenvolvido pelos recursos humanos do município.
Ainda no âmbito do Orçamento, Fernando Pinto destacou o decréscimo da dívida que de 2017 a 2021 diminuiu  2,7 milhões de euros. “À data de 6 de Dezembro último, a dívida de curto prazo era de 3,9 milhões de euros e a médio e longo prazo era de 3,1 milhões”, referiu o autarca.

Agência de Notícias com Câmara de Alcochete 

Comentários