Seixal cria segunda Equipa de Intervenção Permanente nos bombeiros

Melhorar a qualidade do socorro assegurado em permanência às populações

A Câmara do Seixal aprovou, em reunião de câmara, o apoio à criação de uma segunda Equipa de Intervenção Permanente para reforçar a Associação Humanitária de Bombeiros Mistos do Concelho do Seixal. O principal objetivo da medida é melhorar a qualidade do socorro assegurado em permanência às populações, sendo estas equipas constituídas por cinco elementos fixos, capacitados para realizar vários tipos de tarefas, nomeadamente o combate a incêndios, o socorro às populações", diz a autarquia em comunicado. 
Bombeiros com mais cinco elementos na equipa de intervenção

Estas equipas de intervenção permanente atuam, explica a Câmara do Seixal, "em caso de inundações, desabamentos e albaroamentos, socorros a náufragos, minimização de riscos em situações de previsão ou ocorrência de acidente grave, colaboração em outras atividades da proteção civil no exercício de funções específicas que são acometidas aos corpos de bombeiros". 
A remuneração destas equipas é comparticipada, mediante protocolo, pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil e pela Câmara do Seixal, tendo ficado definido o montante de 4 500 euros de apoio camarário até final de 2021. 
Segundo Joaquim Santos, presidente da Câmara do Seixal, "as incertezas e dificuldades de todo o tipo que se vivem atualmente ao nível das alterações climáticas e não só, agravadas pelo contexto pandémico que ainda se vive, justificam o reforço do número destes profissionais ligados à proteção civil", justifica o autarca, 

Agência de Notícias com Câmara do Seixal 

Comentários