Mafalda Vasques vence Concurso de Fado em Setúbal

Enfermeira alentejana "encanta" no fado e dedica prémio ao avô que faleceu recentemente 

Mafalda Vasques venceu no dia 13 de Novembro o XIII Concurso de Fado de Setúbal, numa gala com seis cantores em competição oriundos de vários pontos do país, realizada na Sociedade Musical Capricho Setubalense. A jovem enfermeira de 25 anos, natural de Beja e residente em Lisboa, convenceu o júri da prova com a interpretação dos temas “Estranha Forma de Vida” e “Eu preciso de te ver”, consagrando-se vencedora da edição deste ano do Concurso de Fado de Setúbal, organizado numa parceria entre a Câmara Municipal e a Capricho Setubalense. Mafalda Vasques arrecadou um prémio monetário no valor de 600 euros e um convite para atuar na Feira de Sant’Iago 2022.
Mafalda diz-se deslumbrada pelo concurso sadino 

“Sinto-me hoje particularmente emocionada, porque passei por uma perda muito recente. Esta vitória tem um sabor especial e dedico-a ao meu avô”, sublinhou Mafalda Vasques no final da gala, após ter recebido o galardão das mãos do vereador da Cultura, Pedro Pina.
O avô, falecido há poucos dias, foi o motivo pelo qual Mafalda começou a cantar o fado quando tinha apenas 12 anos.
“Pelo aniversário dele, a minha mãe disse-me que a melhor prenda que eu lhe poderia dar seria cantar-lhe um fado e foi o que fiz. Aprendi o tema “Que Deus me perdoe” e desde então nunca mais parei de cantar fado”. 
Mafalda está habituada a participações desta natureza, tendo vencido vários primeiros prémios noutros eventos, em particular no Algarve, sagrando-se também, há pouco tempo, vencedora da Grande Noite do Fado de Santa Maria Maior, em Lisboa. De entre todos, o Concurso de Fado de Setúbal conquistou um lugar especial no coração.
“Os concursos são sempre uma boa experiência, pelo convívio e pelas pessoas novas que conhecemos. O de Setúbal em particular teve sempre boa energia e boa disposição entre os colegas. Sou muito grata por isso”. 
Para já, o fado caminha lado a lado com a profissão de enfermagem, mas um dia espera poder dedicar-se inteiramente à música.
“Na enfermagem encontro uma grande paixão e no fado encontro um grande amor. Se pudesse, gostaria de dedicar-me por inteiro ao fado. Espero aos poucos conseguir alcançar esse objetivo”. 
Mafalda Vasques arrecadou um prémio monetário no valor de 600 euros e um convite para atuar na Feira de Sant’Iago 2022.

Joana Camões e Miguel Dias também brilharam 
Vencedores com lugar cativo na Feira de Sant'Iago 
O júri do concurso, constituído por Helena Mendes e Amílcar Caetano, em representação da Câmara de Setúbal e da Capricho Setubalense, respetivamente, e, pelo fadista Tiago Correia, que também atuou durante o serão, atribuiu o segundo lugar a Joana Camões, 30 anos, natural de Torres Vedras, que recebeu um prémio monetário de 400 euros.
O terceiro lugar coube a Miguel Dias, 17 anos, do Barreiro, que acumulou igualmente o “Prémio do Público”. O jovem estudante recebeu a quantia total de 450 euros, referentes ao valor de 300 euros pelo terceiro lugar e de 150 euros pela eleição do público, e um convite para atuar na Feira de Sant’Iago 2022.
“Sinto-me muito feliz por ter sido a escolha do público. É sinal de que as pessoas gostam de me ouvir cantar e da minha postura. Todos estamos aqui para dar o nosso melhor e é sempre bom quando somos recompensados por isso”, confessou Miguel Dias no final do espetáculo.
Miguel entrou no mundo do fado com apenas oito anos, altura em que a avó, que também cantava, decidiu começar a levá-lo a casas de fado, espetáculos e tertúlias. Ganhou o gosto e nunca mais parou, tendo já participado em vários concursos.
“O fado é um hobby, mas é algo de que gosto muito. Um dia gostava de gravar um álbum”. 
O prémio para o melhor fadista do concelho de Setúbal foi entregue a Pedro Conceição, 22 anos, distinguido com uma menção honrosa e um prémio monetário no valor de 100 euros.
Custódio Magalhães, na guitarra portuguesa, e Vítor pereira, na viola de fado, foram os músicos da gala final, evento que teve também em competição os fadistas Amabélio Pereira, 55, de São Brás de Alportel, e Vanessa Santos, 33, de Lisboa. Cada um destes finalistas recebeu um prémio no valor de 100 euros.
Realizado desde 2009, o concurso de Fado de Setúbal destina-se à projeção de novos fadistas e à divulgação daquele que é um dos estilos musicais mais marcantes da cultura portuguesa, considerado, desde 2011, Património Cultural e Imaterial da Humanidade.

Agência de Notícias com Câmara de Setúbal 

Comentários