Greve param barcos do Seixal, Montijo, Cacilhas e Porto Brandão na semana de Natal

Paralisação vai afetar as ligações fluviais nas horas mais movimentadas da manhã e do final do dia

Depois de uma semana sem barcos nas horas de ponta, as populações de Cacilhas, Montijo, Seixal, Porto Brandão e Trafaria voltam a ficar "em terra" na semana do Natal. A paralisação vai afetar as ligações fluviais nas horas mais movimentadas da manhã e do final do dia, entre 20 e 23 de Dezembro. Os trabalhadores da Transtejo vão fazer novas greves na semana do Natal, segundo foi decidido no plenário de trabalhadores desta quarta-feira. Além disso, os trabalhadores da Transtejo decidiram continuar com a greve às horas extraordinárias que decorre há mais de um mês e que tem levado a empresa a suprimir várias carreiras. Os trabalhadores exigem aumentos salariais.
Adivinha-se uma semana difícil para quem usa o barco 

Serão quatro dias de greve parcial e por setores, entre 20 e 23 de Dezembro, sobretudo nas horas de ponta da manhã e do fim dia, já que os barcos para navegarem precisam de uma tripulação completa, com um mestre, um maquinista e dois marinheiros para realizar as ligações do cais do Sodré a Cacilhas, ao Seixal e ao Montijo e ainda a ligação Belém-Porto Brandão-Trafaria.
Além disso, os trabalhadores da Transtejo decidiram continuar com a greve às horas extraordinárias que decorre há mais de um mês e que tem levado a empresa a suprimir várias carreiras.
Paulo Lopes, dirigente da Federação dos Sindicatos de Transportes e Comunicações afirmou que os sindicatos "tentaram de tudo para evitar" a greve parcial que já se realiza há largos meses. 
Não faltam reuniões entre trabalhadores com a administração mas sem "fumo branco" que ponha o fim no conflito laboral que transtorna a vida a milhares de trabalhadores e estudantes do distrito de Setúbal. 
"A responsabilidade é toda da parte da empresa, tentámos encontrar solução, mas agora está na mão do Governo", explica o sindicato. 
Segundo o sindicalista, o Governo "quer manter mais um ano de congelamento de salários, não aceitando o subsídio proposto mais valorização salarial". No entanto, sem orçamento aprovado e com eleições marcadas para 30 de Janeiro, é quase impossível um acordo entre as duas partes. 
A Transtejo assegura as ligações fluviais entre o Seixal, Montijo, Cacilhas e Trafaria/Porto Brandão, no distrito de Setúbal, e Lisboa, enquanto a Soflusa é responsável por ligar o Barreiro à capital, que já aceitou a proposta da administração. 


Comentários