Câmara de Alcochete distinguida pela Associação Humana

Este prémio não é do município, é da população do concelho

A Câmara de Alcochete foi distinguida pela Associação Humana com um dos Prémios Humana Circular 2021, na categoria de “Maior crescimento de recolhas 2020 em relação a 2019” e também pelo seu compromisso com a consciência ambiental. Ao receber o prémio, o vereador com o pelouro do Ambiente, Pedro Lavrado, expressou a sua gratidão e destacou que "é uma honra termos uma empresa como a Humana sediada no nosso concelho. Este prémio não é do município, é da população de Alcochete que, ao longo do ano de 2020, foi aumentando a sua participação e a adesão a este projeto, que é uma causa sem dúvida muito nobre".
População aumenta doações de roupa à Associação Humana

A Humana é uma associação sem fins lucrativos que, desde 1998, trabalha a favor da proteção do meio ambiente através da reutilização têxtil e realiza tanto programas de cooperação para o desenvolvimento em Moçambique e na Guiné-Bissau como de apoio local em Portugal e reconhece as entidades públicas e privadas em Portugal que se destacam através de iniciativas de inclusão social, gestão eficiente dos resíduos, promoção do desenvolvimento sustentável e de modelos económicos circulares.
A Humana recuperou 20.476kg de têxteis usados em Alcochete em 2019, e 23.545 kg em 2020, um crescimento de 15 por cento, o que confirma a confiança das pessoas num modelo de gestão de resíduos têxteis com uma finalidade social. As peças de vestuário provêm dos contentores localizados nas vias públicas, onde os cidadãos depositam as roupas, calçado, acessórios e têxteis que já não utilizam e aos quais a Associação dá uma segunda vida.
A reutilização e reciclagem dos têxteis contribui para poupar recursos, proteger o ambiente e combater as alterações climáticas e reduzem os resíduos em aterros controlados e instalações de incineração, bem como as emissões de gases com efeito de estufa. Cada quilo de roupa reutilizada e não incinerada evita a emissão de 3.169 kg de CO2, de acordo com a Comissão Europeia.
As 2.923 toneladas recolhidas em 2020 em Portugal representam uma poupança de 9.262 toneladas de C02 não emitidas graças ao manejo sustentável dos têxteis e equivalem à emissão anual de 3.479 carros que circulam 15.000 km cada ou à absorção anual de dióxido de carbono de 69.127 árvores.

"A economia circular é uma nova forma de pensar e de agir"
Economia circular cada vez mais em voga nestes tempos 
Sónia Almeida, responsável pela recolha dos têxteis em Portugal, agradeceu no seu discurso o bom trabalho da Câmara de Alcochete e dos demais parceiros: “Na Humana aplaudimos o trabalho dos municípios e empresas que promovem a recolha seletiva de têxteis. Estamos perante uma oportunidade e um enorme desafio para dar o impulso definitivo à gestão adequada deste recurso, fiel à hierarquia de resíduos e a um modelo económico circular, em que prevaleça a prevenção e reintrodução dos têxteis na cadeia produtiva, prolongando o seu ciclo de vida”.Também Elisabeth Molnar, diretora geral da Associação, reforçou que "a economia circular é uma nova forma de pensar e de agir". "É uma questão transversal que afeta todos os agentes económicos e sociais", acrescentou, "agora o foco não é a gestão dos resíduos gerados, mas o facto de os resíduos serem um recurso. Neste sentido, é necessário não só geri-lo bem, mas também aproveitar ao máximo o seu valor. É um desperdício levar o lixo para aterro”.
A responsável também salientou a importância da gestão têxtil como gerador de fundos para programas sociais. Durante o evento, foram exibidos vídeos da Humana Povo a Povo Brasil e a ADPP Moçambique, também membros da Federation Humana People to People.
A Humana Brasil lançou recentemente o seu próprio sistema de recolha e gestão de têxteis usados, seguindo o modelo utilizado pela Humana Portugal. A ADPP Moçambique trabalha com educação de qualidade, saúde e bem-estar, agricultura sustentável e ambiente.
Entre 2015 e 2020, a Humana Portugal contribuiu com mais de 570.000 euros para diferentes ações relacionadas com a formação de professores do ensino primário, grupos de pequenos agricultores ou a Cidadela das Crianças de Maputo, a capital do país.

Agência de Notícias com Câmara de Alcochete 

Comentários