Autoridades encontram cão desaparecido desde 2015 na Quinta do Anjo

Kiko estava desaparecido há seis anos e regressou agora a casa

É uma história com final feliz. Um cão que estava dado como desaparecido em Fernão Ferro, no concelho do Seixal, desde 2015, foi esta terça-feira recuperado pela GNR de Palmela na Quinta do Anjo, a cerca de 15 quilómetros de casa. "No decorrer de uma ação de patrulhamento, os elementos do Núcleo de Proteção Ambiental verificaram um cão na via pública, tendo procedido à sua identificação eletrónica através do leitor de microchip", disse a GNR em comunicado enviado à ADN-Agência de Notícias. Felizmente o cão tinha microchip e foi possível entrar em contacto com a proprietária do canídeo. A detentora foi contactada e já se dirigiu ao posto da GNR para levar o cão de volta para casa. Chama-se Kiko e estava desparecido há seis anos. 
Cão terá fugido de casa, em Fernão Ferro, em 2015 

Na origem da recuperação do cão está uma denúncia de moradores à GNR na Quinta do Anjo, que deram conta de três cães abandonados na via pública. Os militares do Núcleo de Proteção Ambiental acorreram ao local e capturaram os animais.
A GNR constatou depois que um dos cães tinha identificação eletrónica e, através da pesquisa na base de dados do Sistema de Informação de Animais de Companhia foi "possível entrar em contacto com a proprietária do canídeo, a quem foi devolvido o animal". 
Segundo a dona, "o cão encontrava-se desaparecido desde Setembro de 2015".  Os dois outros animais não tinham chip e foram entregues ao canil municipal de Palmela.
A GNR aproveita para sublinhar que, através do Serviço da Proteção da Natureza e do Ambiente, "tem como preocupação diária a proteção ambiental e dos animais". Para o efeito, poderá ser utilizada a Linha SOS Ambiente e Território (808 200 520) funcionando em permanência para a denúncia de infrações ou esclarecimento de dúvidas.

Comentários