Rua dos Arcos ganha mais mobilidade em Setúbal

Requalificação da zona, com reforço da atratividade e da qualidade de vida urbana

A Rua dos Arcos, na zona do Montalvão, na qual está em curso uma operação urbanística de larga escala, ganha mais soluções de mobilidade com a decisão de abertura de dois sentidos de trânsito e de criação de uma rotunda. Este novo desenho resulta da atualização recente do projeto, liderado pela Câmara de Setúbal, de requalificação da zona, com reforço da atratividade e da qualidade de vida urbana. Uma das novidades é a abertura dos dois sentidos de circulação na Rua dos Arcos, a qual passa a "contemplar trânsito em ambos as direções no acesso, atualmente encerrado, entre a Baixa e a movimentada Avenida da Europa", explica a autarquia em comunicado.
Requalificação decorre até Junho de 2022

Para concretizar esta ação, a autarquia vai executar o alargamento de um troço da Rua dos Arcos com cerca de 100 metros lineares compreendido entre a Ribeira da Figueira e a Quinta da Pontinha. Esta operação, que "materializa um acréscimo de cerca de 150 mil euros ao investimento inicial da obra, orçado em perto de meio milhão de euros, traduz-se na melhoria das condições de segurança e circulação urbana", nota o documento.
A entrada em funcionamento dos dois sentidos de trânsito neste troço assegura, diz a autarquia, "mais uma alternativa de entrada no principal eixo distribuidor da cidade, a Avenida da Europa, o que resulta numa maior redistribuição do tráfego".
A operação de alargamento de um troço da Rua dos Arcos, com a duração prevista de três meses, contempla ainda a criação de mais um percurso de ciclovia, de novos passeios e de uma bolsa de estacionamento automóvel.
"A implementação de dois sentidos de circulação na totalidade da Rua dos Arcos implica a construção de uma rotunda, na zona de confluência com as ruas Oliveira Martins e Jorge de Sousa, para garantir a fluidez de trânsito", realça a autarquia.
A execução da obra de requalificação urbana da zona, a qual incide nas ruas dos Arcos e Jorge de Sousa, iniciou-se no subsolo, com a modernização das redes de saneamento, drenagem e abastecimento de água.
"A nível de saneamento, foi construída uma nova rede de coletores separativa, ou seja, uma para águas residuais domésticas e outra para águas residuais pluviais, o que se traduz numa melhoria a nível ambiental", sublinha a Câmara de Setúbal.

Conclusão global prevista para Junho de 2022
Obras irão melhorar toda a zona 
O sistema de drenagem de águas pluviais nestes arruamentos também foi beneficiado, com a instalação de uma nova rede de coletores dedicada, incluindo sumidouros, para aumentar o escoamento de superfície.
A infraestrutura de abastecimento de água foi intervencionada, o que se traduz na melhoria do serviço prestado à população, tendo sido instalados pontos de hidrantes de incêndio e executados novos ramais de abastecimento.
O projeto traz, ainda, "um desenho urbanístico renovado à superfície, já concretizado em vários troços da Rua dos Arcos, com novas soluções de mobilidade e usufruto do espaço público", sublinha a autarquia sadina. 
Destaque para zonas pedonais mais amplas e confortáveis, incluindo o reforço da estrutura verde, assim como para a execução de mais um troço de ciclovia para ligar a Avenida 22 de Dezembro ao Jardim da Algodeia.
Já se encontram instalados novos pontos de recolha de resíduos sólidos urbanos e pilaretes para eliminação de situações de estacionamento abusivo e desordenado.
Outra das vantagens deste projeto, com conclusão global prevista para Junho de 2022, resulta "na criação de mais bolsas de estacionamento automóvel, com lugares definidos em formato misto, longitudinal e transversal, ao longo da Rua dos Arcos". 
Esta intervenção, de execução prolongada, motiva condicionamentos durante o decorrer dos trabalhos, pelo que a Câmara de Setúbal lamenta os eventuais transtornos para os moradores e, em particular, para os comércios e serviços da zona envolvida.

Agência de Notícias com Câmara de Setúbal 

Comentários