Realidade social barreirense em debate no dia mundial da Igualdade

"Comunidade estrangeira está a optar por residir no concelho", diz Frederico Rosa 

O Dia Municipal para a Igualdade (24 de Outubro), foi assinalado com um debate sobre a Estratégia Nacional aos Planos Municipais para a Igualdade – Potencialidades e Desafios colocados aos Municípios, na Biblioteca Municipal do Barreiro.  Sensível à importância da igualdade para todos, Frederico Rosa, presidente da Câmara Municipal, salientou que, nos últimos tempos, no Barreiro, “tem havido uma tendência, cada vez mais crescente, para haver uma maior integração e um maior acesso a oportunidades”, referindo-se ao facto de “vermos que a comunidade estrangeira está a optar por residir no Barreiro”.
Igualdade discutida no concelho do Barreiro 

No que toca à igualdade de género, Frederico Rosa defendeu que “não devemos fechar os olhos a esta questão”, referindo-se à Vereadora Sara como “uma defensora acérrima nesta matéria”.
Dirigindo-se à plateia, o autarca afirmou que “quem tem uma vida dedicada a estas questões sabe que o sucesso não está ao virar da esquina, mas há pequenos sucessos que podemos alcançar todos os dias, porque estes traduzem-se também na diferença que fazemos na vida”.
A iniciativa possibilitou a reflexão e partilha de como transpor para a realidade social local, as orientações de dimensão global, no âmbito da igualdade para as diferentes áreas e públicos destinatários vulneráveis.
Além de Frederico Rosa, estiveram no debate a vereadora Sara Ferreira, responsável pela área da Intervenção Social. Participaram,  ainda no evento que possibilitou a reflexão técnica com as entidades Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (Isabel Rosinha); Casa do Brasil de Lisboa, (Cynthia de Paula); Associação ILGA Portugal – Intervenção Lésbica, Gay, Bissexual, Trans e Intersexo (Marta Ramos); Federação Nacional de Cooperativas de Solidariedade Social (Sara Neto). A moderar o debate esteve Raúl Tavares, Diretor do Jornal Semmais.

Agência de Notícias com Cãmara d0 Barreiro

Comentários