Novo Centro de Saúde da Quinta do Conde em discussão no Parlamento esta sexta-feira

Deputados decidem na Assembleia da República a construção de um novo Centro de Saúde 

A Assembleia da República discute esta sexta-feira, em plenário, a partir das 10 horas, a petição da Comissão Representativa dos Utentes dos Serviços Públicos de Saúde da Quinta do Conde, na qual se requer urgência na construção de um novo centro de saúde na vila do concelho de Sesimbra. Na petição, a Comissão de Utentes de Saúde apela à "urgência da construção de um novo centro de saúde, para o qual a Câmara de Sesimbra já se comprometeu na cedência de terreno e projeto, dotando-o de recursos humanos adequados", sem esquecer a "criação de uma urgência básica no centro de saúde", já que na vila, a partir das oito da noite ao fim de semana e feriado, não têm qualquer tipo de assistência clínica. 
Faltam médicos e equipamentos de saúde na freguesia 

A apreciação da petição que recebeu cerca de 4 190 assinaturas poderá ser acompanhada através do Canal Parlamento, disponível na TDT, nos canais por cabo, no sítio da internet da Assembleia da República, na área do Canal Parlamento ou na página do Facebook do Canal Parlamento, “atendendo às medidas de prevenção da pandemia da covid-19, que ainda implicam restrições e condicionalismos à permanência e circulação nos diversos espaços da Assembleia da República”, como pode ler-se em informação prestada pela Assembleia da República.
Na petição, a Comissão de Utentes de Saúde apela à “urgência da construção de um novo centro de saúde, para o qual a Câmara de Sesimbra já se comprometeu na cedência de terreno e projeto, dotando-o de recursos humanos adequados”, sem esquecer a “criação de uma urgência básica no centro de saúde, porque a população da vila mais populosa do concelho de Sesimbra, a partir das 20 horas, aos fins-de-semana ou feriados, não têm qualquer tipo de assistência clínica, tendo que se dirigir para o mais perto, que é o Hospital de São Bernardo, em Setúbal, que se situa a mais de 20 quilómetros”.
Da reunião com a Comissão de Saúde da Assembleia da República, a Comissão de Utentes de Saúde da Quinta do Conde, já saiu algum fumo branco. Segundo a comissão da reunião “ressaltou a concordância de todas as forças políticas presentes – PS, PSD e PCP – com as nossas reivindicações, sublinhando a sua justeza e pertinência e garantindo-nos que tudo farão para que os respetivos Grupos Parlamentares votassem favoravelmente a sua aprovação”, disse em declarações ao jornal O Setubalense. 
Sobre o que acontecerá esta sexta-feira, a Comissão Representativa dos Utentes dos Serviços Públicos da Saúde na Quinta do Conde espera que “nesta apreciação da nossa petição os deputados sigam aquilo que os seus representantes na Comissão de Saúde apoiaram”.
A Quinta do Conde tem neste momento um centro de saúde com duas unidades, a Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados e a Unidade de Saúde Familiar (tipo B), a funcionarem nas mesmas instalações.

Concurso lançado para nova Unidade de Saúde Familiar
Unidade de Saúde Familiar já está em concurso público
No entretanto, o concurso público para construção da nova Unidade de Saúde Familiar da Quinta do Conde foi lançado no dia 28 de Setembro, com valor base de 992 mil euros mais IVA e prazo de execução de um ano.
A operação tem uma candidatura aprovada ao Lisboa2020, cuja comparticipação poderá atingir 50 por cento do valor total, e a autarquia vai colaborar com a cedência das parcelas de terreno necessárias e com o compromisso da requalificação dos espaços exteriores na envolvente.
A concretização deste projeto, que aguardava há quase um ano pela autorização do Ministério das Finanças, resulta de um longo processo negocial entre a Câmara Municipal e a Administração Regional de Saúde, na sequência de outras operações em curso no concelho, como é o caso da construção da Unidade de Saúde de Sesimbra, para o qual a autarquia cedeu o terreno, no Morro do Calvário, desenvolveu o projeto e investiu mais de um milhão de euros do orçamento municipal.
Lembre-se que em Março de 2021, a autarquia solicitou uma audiência à Ministra da Saúde, Marta Temido, para transmitir a sua preocupação pela demora no lançamento do procedimento, o que poderia colocar em risco estes fundos comunitários já aprovados, para além de inúmeras missivas diretamente para o Ministério das Finanças. 
Este cenário poderia inviabilizar o equipamento, o que seria dramático para 15 mil utentes da freguesia sem médico de família. Na altura, a Câmara Municipal lembrou a colaboração e o forte investimento para a construção da Unidade de Saúde de Sesimbra e reforçou a disponibilidade em trabalhar em parceria para a concretização da Unidade da Quinta do Conde.
A nova Unidade de Saúde vai localizar-se entre a Av. Cova dos Vidros e a Rua D. João IV, numa espaço que engloba a parcela de terreno ocupada pelo antigo edifício do Centro de Saúde, muito degradado, e que será demolido, e mais duas parcelas cedidas pelo município.
 

Comentários