Cultura ibero-americana mostra diversidade em Setúbal

Três dias que mostraram o melhor da cultura ibero-americana

A música cubana de Víctor Zamora y Sexteto Club encerrou a 23 de Outubro, na Praça de Bocage, a sétima edição do Exib Música, que, durante três dias, destacou a diversidade e a qualidade da cultura ibero-americana. Perto de duas dezenas de concertos para diferentes públicos, mostras, encontros, visitas guiadas e performances de rua marcaram o certame organizado pela Associação Exib Música Expo Iberoamericana de Música em parceria com a Câmara de Setúbal. O evento contemplou também um conjunto de encontros de reflexão sobre vários temas relacionados com o panorama musical e sessões de apresentação de projetos.
A música ibero-americana aqueceu cidade 


No encerramento, no dia 23, além dos ritmos cubanos de Víctor Zamora y Sexteto Club, a Praça de Bocage contou com atuações de Thais Morell, do Brasil, Maia Castro, Uruguai, Xabi Aburruzaga, Espanha, e Sofia Rei, Argentina, que demonstraram a versatilidade da música ibero-americana.
Ainda na Praça de Bocage, dias 21 e 22, houve atuações de Adriana Ospina, Colômbia, Monda, Portugal, e Tanxungueiras, Espanha. Os portugueses Pedro Mestre e Maria Emília, o cabo-verdiano Miroca Paris Cabo e os espanhóis Musicando Ensamble completaram o rol de concertos na praça.
O Convento de Jesus foi outro espaço privilegiado para a realização de espetáculos desta terceira edição consecutiva em Setúbal, com os grupos portugueses Moçoilas e Cardo Roxo, o argentino Martin Sued e o português Bernardo Couto, a espanhola Alba Carmona e um concerto com música dos dois lados do Atlântico, com o brasileiro Pedro Iaco e o português Manuel Linhares.
O espírito de comunhão característico do EXIB Música também se faz sentir por parte do público que assistiu aos espetáculos, uma vez que contou com pessoas provenientes de diversos pontos do território ibero-americano.

Um encontro serviu de reflexão em diversas áreas 
Nova estrutura da Praça do Bocage serviu de palco 
Outro destaque do programa foi a conceção ao longo dos três dias da obra coletiva “Las Locas”, projeto impulsionado por Mariana Sellanes, que se materializa num trabalho em permanente desenvolvimento.
Sob o lema “A nossa história emocional nos cobre”, o projeto retrata histórias, recordações ou sentimentos de 54 mulheres oriundas de vários países num cobertor de 12 metros com 75 obras individuais.
O artesanato e gastronomia da região de Setúbal foram outro ingrediente do certame, com a realização da feira de venda de produtos locais Música e Cidade, no Espaço Rio, na Praça de Bocage.
O evento contemplou também um conjunto de encontros de reflexão sobre vários temas relacionados com o panorama musical e sessões de apresentação de projetos.
“A circulação musical em tempos de incerteza”, “LAB Conversa Musical” sobre as criações colaborativas entre o Timple Canário e a Viola Campaniça, “Músicas Tradicionais e o desafio de trabalhar com práticas sustentáveis para a sua difusão” e “O património musical ibero-americano”, com a participação do compositor e intérprete brasileiro Yamandú Costa, foram alguns dos temas em análise.

Agência de Notícias com Câmara de Setúbal 

Comentários