Câmara de Palmela homenageia campeão olímpico no Pinhal Novo

Pichardo está entre os nomeados para atleta mundial do ano e vai ser homenageado este domingo 

O português Pedro Pichardo, campeão olímpico de triplo salto, está entre os nomeados para a eleição de atleta mundial do ano da World Athleticos, que esta quinta-feira divulgou a lista final de 10 nomes. A medalha de ouro em Tóquio2020, o triunfo na Liga Diamante e ainda o título europeu de pista coberta valeram a Pichardo a escolha para a lista que agora vai a votos até 6 de Novembro. O atleta do Benfica, que treina na pista de atletismo de Setúbal, vai ser homenageado pela Câmara de Palmela, este domingo no Pinhal Novo, terra onde vive com a família. Junte-se à festa na Praça da Independência para "celebrar" com um dos melhores do desporto mundial.
Pelo que fez este ano já é um dos melhores do mundo 

O município de Palmela vai homenagear o atleta, Campeão Olímpico do Triplo Salto, Pedro Pichardo, numa cerimónia que decorrerá dia 24 de Outubro, às nove da manhã, na Praça da Independência, em Pinhal Novo.
Esta iniciativa, que conta com o apoio da Associação Académica Pinhalnovense, do Palmelense Futebol Clube e do Quintajense Futebol Clube, integra, também, um convívio para benjamins em Atletismo, com participação de atletas dos três clubes, aberto à população em geral, nomeadamente, crianças e jovens.
Recorde-se que, em Março deste ano o município aprovou, por unanimidade, uma saudação a Pedro Pichardo pelo título de Campeão Europeu no triplo Salto em Pista Coberta e a 1 de Junho, nas comemorações do Dia do Concelho de Palmela, atribuiu ao atleta a Medalha Municipal de Mérito, Grau Ouro, na área do Desporto.
Em Abril em 2017, Pedro Pablo Pichardo entrou num carro em Estugarda para uma viagem de 30 horas rumo à Suécia. Naquele momento, Pichardo estava a renunciar ao país onde nascera e onde se tornara um atleta de elite. Já não podia lá voltar.
O caminho que não tinha volta conduziu-o a Portugal, que passou a ser o seu país. Sabe o hino, gosta de bacalhau à Brás e de choco-frito de Setúbal, tem uma filha que nasceu em Portugal e a sua família mais próxima junto dele em Pinhal Novo.
Foi aqui que resolveu ficar depois de ter pedido ajuda a Portugal e ganhou a cidadania portuguesa em Dezembro de 2017 através do estatuto de refugiado já que não pode voltar a Cuba nos próximos anos.
Apesar de ter apenas 28 anos, o atleta tem no currículo vários pódios internacionais, sendo uma das principais referências mundiais da modalidade na atualidade.
Em 2013, na primeira participação num mundial absoluto, ficou a poucos centímetros do ouro. Em 2014, conseguiu o melhor triplo salto do ano, mas ficou em terceiro lugar nos Campeonatos do Mundo de Pista Coberta.
No ano seguinte, 2015, entrou para a história por vários motivos. Foi campeão nos Jogos Pan-Americanos, medalha de prata no Campeonato do Mundo e esteve envolvido naquela que é conhecida como “a melhor competição de triplo salto da história”, na qual ganhou ao campeoníssimo norte-americano Christian Taylor, na única vez em que dois atletas saltaram acima de 18 metros no mesmo dia.
Ainda em 2015, saltou 18.08 metros em Havana, Cuba, recorde pessoal que é a sétima melhor marca de todos os tempos no triplo salto e o coloca como quarto melhor atleta de sempre nesta disciplina.
Já em Abril de 2017, assinou contrato com o Sport Lisboa e Benfica e em Dezembro passou a ser cidadão português e a defender as cores nacionais lusas
Em 2018, Pichardo tornou-se o detentor do recorde nacional de triplo salto e da melhor marca mundial do ano ao saltar 17.95 metros, que superou agora em Tóquio, com 17,98. Meses depois, sagrou-se campeão da Diamond League pela primeira vez na sua carreira, conquistando o título no meeting de Bruxelas de 2018.
Sempre em crescendo, com diversos e importantes títulos arrecadados, o atleta atingiu nos Jogos Olímpicos de Tóquio, a 5 de Agosto, o ponto mais alto da carreira, com o ouro naquele que é o maior evento desportivo mundial.
Nomeado para o melhor do mundo
Atleta vive em Pinhal Novo e treina em Setúbal 
Pichardo está entre os nomeados para a eleição de atleta mundial do ano da World Athleticos, que esta quinta-feira divulgou a lista final de 10 nomes. Entre os eleitos estão também o norueguês Karsten Warholm (campeão olímpico, recordista mundial e vencedor da Liga Diamante em 400 metros barreiras), o norte-americano Ryan Crouser (campeão olímpico, recordista mundial absoluto e em pista coberta e vencedor da Liga Diamante no peso, em época só com vitórias) e o queniano Eliud Kipchoge (campeão olímpico da maratona, com o maior avanço de sempre e vencedor em Enschede).
O ugandês Joshua Cheptegei (campeão olímpico de cinco mil metros e vice-campeão de 10 mil metros e líder do ranking da dupla milha) e o norueguês Jakob Ingebrigtsen (campeão olímpico e europeu indoor de 1.500 metros, recordista europeu de 1.500 e 5.000) são os outros nomeados por provas de corridas.
A lista completa-se com o sueco Armand Duplantis (campeão olímpico e europeu de pista coberta no salto com vara, vencedor da Liga Diamante), o grego Miltiadis Tentoglou (campeão olímpico e europeu de pista coberta do salto em comprimento, líder mundial do ano), o canadiano Damian Warner (campeão olímpico do decatlo, vencedor em Götzis, recordista nacional e olímpico) e o sueco Daniel Stahl (campeão olímpico do disco, vencedor da Liga Diamante e líder do ranking anual).
Agora, a votação será feita através de um painel triplo, com segmentos do Conselho da World Athletics (50 por cento da ponderação), de elementos da família “World Athletics” (25 por cento) e do público em geral (25 por cento), que é chamado a pronunciar-se via online.
Os cinco finalistas serão depois anunciados, com a divulgação do vencedor final a acontecer em Dezembro, na gala anual da World Athletics.


Comentários