Moita assinalou dia do município com atribuição de medalhas municipais

Comércio, desporto, trabalhadores da autarquia e Escuteiros distinguidos pela autarquia  

Como habitualmente, no feriado municipal, este ano, a 14 de Setembro, o município da Moita distinguiu personalidades, entidades e instituições que, ao longo do seu percurso e em diferentes áreas, elevaram o nome da Moita, com a atribuição de diferentes Medalhas Municipais, em cerimónia pública, que decorreu no Auditório da Biblioteca Municipal Bento de Jesus Caraça, na Moita. Na ocasião, o presidente da Câmara da Moita, Rui Garcia, referiu que as medalhas que "anualmente atribuímos a pessoas e instituições do concelho não resultam de ganhar uma competição ou chegar primeiro a alguma meta. Para receber uma destas medalhas é preciso algo muito mais importante e difícil do que isso: é preciso ser reconhecido pela sua própria comunidade pelo contributo dado com o seu trabalho e o seu sucesso". Entre os medalhados estão Liliana Cá, residente no concelho da Moita, no Vale da Amoreira, que recentemente esteve perto das medalhas nos Jogos Olímpicos, estabelecimentos comerciais do concelho e trabalhadores municipais. A medalha de honra do município foi entregue ao Agrupamento 371 do Corpo Nacional de Escutas, pelo reconhecimento da sua história e do seu papel ao longo das últimas cinco décadas. 
Feriado municipal foi a 14 de Setembro na Moita 

Assim, diz Rui Garcia, "de maneiras diferentes, em áreas diversas, em contextos variados, o que une os homenageados de hoje e todos os anteriores é o de terem deixado uma marca sentida e reconhecida no nosso concelho. Esta homenagem que a Câmara Municipal promove é afinal a consequência de um sentimento presente nos meios em que os homenageados intervêm, seja ao nível local ou no âmbito da sua atividade, para além das fronteiras do concelho ou do país, de que o que fazem é importante e destaca-se pelo impacto positivo que tem na vida da comunidade”.
A autarquia atribuiu a Medalha de Mérito Económico e Social, pelo contributo que prestaram para a valorização económica e social do município, ao café “O Ninho da Águia”, na Baixa da Banheira, ao Oculista Ideal da Moita e a Maria da Luz – Pronto a Vestir e Retrosaria, em Alhos Vedros. Medalhas, disse Rui Garcia, "pelo seu contributo para a valorização económica e social do município". 
Foram também entregues duas medalhas de Mérito Desportivo, pelo contributo para a valorização do Desporto e do município, a Orlando Alexandre, um nome incontornável do desporto português e do concelho da Moita, que se afirmou no ciclismo e a Liliana Cá, residente no Vale da Amoreira, especializada no lançamento do Disco, que bateu o recorde nacional da disciplina, em Março de 2021, invicto desde 1998, fixando-o na marca de 66,50m, e representou o país nos Jogos Olímpicos de Tóquio.
A medalha de honra do município foi entregue ao Agrupamento 371 do Corpo Nacional de Escutas, pelo reconhecimento da sua história e do seu papel ao longo das últimas cinco décadas. 
Foram ainda entregues Medalhas de Bons Serviços ao município a trabalhadores que completaram quarenta anos ao serviço da Câmara da Moita: Maria da Boa Viagem Santos, César de Jesus Paulino, José Joaquim Palmeiro, Paula Mamede, Rui Caleiras, Mariana Casimira Bolinhas, António Manuel Cardoso e Constantino Canhão.
O momento musical desta cerimónia foi protagonizado por Catarina dos Santos e Nuno Costa na guitarra.

Agência de Notícias com Câmara da Moita 

Comentários