Mês da música com programa até 31 de Outubro em Palmela, Pinhal Novo e Poceirão

Concertos, fado, rock e ópera enchem salas, praças e jardins das localidades em Outubro 

Para comemorar o Dia Mundial da Música (esta sexta-feira), a Câmara de Palmela e o Movimento Associativo local promovem o programa “Outubro - Mês da Música”, com vários espetáculos ao longo do mês, em Palmela, Poceirão e Pinhal Novo. Integrado no “Palmela é Música”, o programa abre nesta sexta-feira, com o espetáculo “Marta Menezes - Piano Solo e Piano e Orquestra”, no Cine-Teatro São João, em Palmela. No sábado e domingo assista também aos “Concertos Promenade! Música na Praça”, com a Orquestra Nova de Guitarras, às 21h30. Mas há mais. “Concerto Música no Património”, a Noite de Ópera “Amanti Costanti”, a uma Noite de Fados, a “Benfesta” e aos espetáculos com A Garota Não, [segunda-feira no coreto do Pinhal Novo], Alexandre Miguel [no auditório de Pinhal Novo a 23] e Outubro Pop Rock, no centro cultural do Poceirão, a 16 de Outubro. A fechar o programa, o Cine-Teatro São João recebe a Festa de Encerramento do “Outubro Maior” 2021: “Celebrar a Longevidade”, com o concerto de João Mendonza.
Orquestra Nova de Guitarras com dois concertos no fim de semana

O espetáculo “Marta Menezes - Piano Solo e Piano e Orquestra”, em versão de câmara, às 21h30, no Cine-Teatro São João, em Palmela, abre o programa do “Outubro - Mês da Música”.
Vencedora do 1.º Prémio no Concurso Beethoven no Royal College of Music, em Londres, e no Concurso Internacional de Piano de Nice Côte D’Azur, Marta Menezes conta ainda com outros prémios em concursos internacionais em Portugal, Espanha e França. Recebeu, em 2014, a Medalha de Prata de Valor e Distinção, pelo seu percurso enquanto pianista, atribuída pelo Instituto Politécnico de Lisboa.
Apresenta-se regularmente em concertos a solo, em música de câmara e com orquestra, tendo atuado em diversos países na Europa, Estados Unidos, Cabo Verde e China.
Marta Menezes tem um papel ativo na divulgação da música portuguesa. Fez a encomenda e estreia de várias obras de compositores contemporâneos e desenvolveu vários projetos dedicados a este repertório.
Fez os seus estudos na Escola Superior de Música de Lisboa, terminando o mestrado com classificação máxima. Em Londres, fez um segundo mestrado no Royal College of Music. É doutorada pela Universidade de Indiana, nos Estados Unidos.
A Orquestra Nova de Guitarras apresenta os “Concertos Promenade! Música na Praça”, nos dias 2 e 3 de outubro, às 21h30, em Pinhal Novo.
Com direção musical a cargo do Maestro Miguel Madaleno, os concertos decorrem na Praça da Independência e as projeções videomapping na Quinta do Pinheiro, no lado sul da vila. 
No sábado à noite a Orquestra Nova de Guitarras apresenta “As Quatro Estações”, de Antonio Vivaldi, com os solistas: Carlos Castro e Rui Ricardo. A dança é de Mariana Luís da DanceLab Concept. No domingo, à mesma hora, há noite de tangos com Xana Simões na voz e dança dos DanceLab Concept. 
Ainda no Pinhal Novo, na segunda-feira, às 21h30, sobe ao palco do coreto A Garota Não. Este é o projeto da cantautora Cátia Mazari Oliveira, que vai apresentar o seu álbum de estreia “Rua das Marimbas n.º7”, um disco onde fala de forma crítica e, ao mesmo tempo, sonhadora de assuntos que nos tocam a todos: perdas, amor, recibos verdes, monstros ou desigualdade de oportunidades. Com produção de Sérgio Mendes, “Rua das Marimbas n.º 7” conta com Cátia Oliveira na voz e guitarra, Sérgio Mendes nas guitarras e Diogo Sousa na bateria e percussão.
Cátia Oliveira nasceu em Setúbal, em 1983 e, antes deste projeto próprio, surgido em 2019, o seu percurso musical passou pelo jazz e pela música popular brasileira.
No  mesmo dia, na Sociedade Filarmónica Humanitária, em Palmela, acontece uma noite de Ópera, de  “Amanti Costanti”. Será um concerto dado pela Classe de Canto da Professora Isabel Biu. 
Assista também ao “Concerto Música no Património”, a uma Noite de Fados, a 9 de Outubro, no Poceirão,  à “Benfesta” com João Afonso, Rogério Charraz, Rui Rocha/Sandra e Maria Casal, no Cine-Teatro São João, em Palmela, a 15 de Outubro. 
Destaque ainda para os concertos comemorativos dos aniversários da Sociedade Filarmónica Humanitária e da Sociedade Filarmónica Palmelense “Loureiros”. Os Clarinetes de Santiago vão levar a música às estruturas residenciais para idosos, na 2.ª edição da iniciativa “Vem à Janela”. Os Clarinetes de Santiago convidam a tecer novas e velhas memórias, a partir da música que acontece em espaço exterior. Deixe-se contagiar por um momento inspirador e reconfortante. Realizam-se a 6, 7 e 8 de Outubro, sempre às15 horas, na Fundação COI e Residencial dos Ferroviários,  no Pinhal Novo e na Santa Casa da Misericórdia de Palmela. 
A 16 de Outubro, o Poceirão, será a capital do rock do concelho. No Centro Cultural de Poceirão recebe o Outubro Pop Rock que junta no mesmo palco as bandas Imperial Stones e Paper Hearts. 
A 23 de Outubro, às  21 horas, o Auditório Municipal de Pinhal Novo terá o concerto de Alexandre Miguel. O cantor de Pinhal Novo fará o lançamento do EP “O Meu Sonho”. 
A fechar o programa, o Cine-Teatro São João recebe, a 31 deste mês, a Festa de Encerramento do “Outubro Maior” 2021: “Celebrar a Longevidade”, num concerto com João Mendonza.
Consulte aqui o programa completo do Mês da Música no concelho de Palmela. 

Comentários