Centro comunitário reforça prevenção na saúde na Bela Vista em Setúbal

Primeiro centro de rastreio do Grupo Ativista em Tratamento em toda a Península de Setúbal

Um novo espaço comunitário para apoio a pessoas com doença transmissível e para prevenção de riscos, integrado no projeto Saúde no Bairro do programa municipal Nosso Bairro, Nossa Cidade, foi inaugurado no dia 6 de Setembro, na Avenida da Bela Vista, em Setúbal. O primeiro centro de rastreio do Grupo Ativista em Tratamento em toda a Península de Setúbal tem como objetivo disponibilizar um conjunto de serviços “totalmente gratuitos, anónimos e confidenciais, no âmbito da prevenção, diagnóstico precoce e tratamento das infeções pelo Vírus da Imunodeficiência Humana, hepatites e outras infeções sexualmente transmissíveis”, explica a enfermeira Ana Correia, coordenadora do espaço.
Equipamento foi inaugurado nesta segunda-feira

O Grupo Ativista em Tratamento de Setúbal, que funciona nas antigas instalações de uma farmácia, na Avenida da Bela Vista n.º 28 D11, resulta de “um trabalho de parceria que tem vindo a ser desenvolvido há alguns anos entre o Grupo Ativista em Tratamento e a Câmara de Setúbal no âmbito da estratégia local de combate ao HIV-SIDA”, sublinha o vereador com o pelouro da Saúde, Ricardo Oliveira.
Quando o Grupo Ativista em Tratamento manifestou a intenção de proporcionar este novo serviço em Setúbal, a autarquia “ajudou na procura do espaço” e quando a associação decidiu instalar-se no Bairro da Bela Vista surgiu a ideia de integrar o projeto Saúde no Bairro, no âmbito do programa municipal Nosso Bairro, Nossa Cidade.
“Tendo em conta a localização, consideramos que é essencial para o sucesso deste novo serviço o envolvimento com a comunidade”, assinala Ricardo Oliveira.
No centro comunitário inaugurado no dia 6 de Setembro, aberto de segunda a sexta-feira, das 14 às 20 horas, realizam-se rastreios de Vírus da Imunodeficiência Humana, hepatites B e C e sífilis, bem como consultas médicas e de enfermagem, em articulação com o Serviço Nacional de Saúde, “sempre que seja necessário para proceder à referenciação de doentes com resultados reativos para os hospitais”.
O Grupo Ativista em Tratamento Setúbal tem igualmente condições para efetuar colheitas de sangue de forma a clarificar e confirmar o diagnóstico dos rastreios e “proceder ao tratamento da sífilis, sem necessidade de o doente se dirigir ao hospital”.
O espaço, composto por cinco elementos, entre eles a enfermeira Ana Correia, um assistente social e três técnicos comunitários, também disponibiliza respostas sociais, designadamente apoio a pessoas com dificuldades económicas para se deslocarem a consultas médicas e apoio a migrantes e pessoas em situação irregular no país para eliminação das barreiras no acesso aos cuidados de saúde do SNS.
O aconselhamento por pares, a promoção da literacia em saúde com o desenvolvimento de um conjunto de atividades regulares e a distribuição de material de prevenção para relações sexuais e para consumo de substâncias de forma mais segura são outros serviços assegurados por este novo equipamento de saúde em Setúbal.
A cerimónia de inauguração deste equipamento em Setúbal contou ainda com as presenças da presidente da Câmara de Setúbal, Maria das Dores Meira, do secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, e do presidente do Grupo Ativista em Tratamento, Luís Mendão.

Agência de Notícias com Câmara de Setúbal 

Comentários