As Coininhas são a nova maravilha gastronómica de Portugal feita no Barreiro

O sucesso do bolo feito em Coina adoça a boca dos portugueses  

Já foram conhecidos os vencedores das “7 Maravilhas da Nova Gastronomia”. Entre os  sete vencedores, está a Confeitaria Santa Coina, situada na freguesia de Coina, concelho do Barreiro, na categoria Doçaria.  As Coininhas, da autoria de Andréia e Agnaldo Borba, feitas à base de requeijão de ovelha de Azeitão, ovos e amêndoa, são a partir de agora uma das “7 Maravilhas da Nova Gastronomia” de Portugal, graças à votação popular. O Concurso deste ano teve como “objetivo eleger uma gastronomia nova, baseada nos produtos endógenos de cada região, onde foram observados novos conceitos ao nível da apresentação, da utilização dos ingredientes mais saudáveis, que também promovam mais sustentabilidade alimentar”, diz a organização do evento. 
Coininhas é o melhor doce de Portugal 

Depois do concurso ter arrancado com 1147 restaurantes concorrentes de território nacional, a estação pública conseguiu chegar às “sete maravilhas vencedoras” numa gala conduzida por Catarina Furtado e José Carlos Malato.
Na categoria de Doçaria o vencedor foi Coininhas, (da confeitaria Santa Coina no Barreiro). Nos Petiscos o vencedor foi a “Tábua do Polvo” (Baptista/ Caminha) e na Vegetariana o prato escolhido foi “Algarve, do Campo à Salina, à Terra” (Praia Verde Boutique Hotel/Castro Marim).
Já na categoria Vegana destaque para o “Mil-Folhas de Batata, Cantarelos e Bolota” (Cor de Tangerina/Guimarães), na de Peixe e Marisco o vencedor foi “Rabos de Polvo das Bruxas” (Bem Bô, Mirandela).
No que diz respeito à categoria Cozinha Molecular o prato escolhido pelo público foi “Veado no Bosque” (Dom Júlio/Vila Nova de Cerveira), e na categoria Carne o mais votado foi a “Estrela do Mosteiro” (Mosteiro do Leitão/Batalha). 

A (doce) história das coininhas  
As Coininhas estão a fazer sucesso em toda a região 
Há alguns anos que são feitas na confeitaria Santa Coina, que usou o nome da freguesia para dar nome a estas queijadas e também ao próprio espaço. Um nome peculiar que pode dar aso a alguns enganos e trocadilhos, mas faz tudo parte do plano de marketing.
No último fim-de-semana, as coininhas foram um dos vencedores do concurso “Sete Maravilhas da Nova Gastronomia Portuguesa”. Este ano, a RTP lançou a iniciativa para reinterpretações e novos sabores nacionais. As coininhas venceram na categoria de doçaria.
Criadas por Andréia Borba e Agnaldo Borba, são umas queijadas feitas com um dos produtos mais conhecidos da zona, o queijo de Azeitão. Aqui é usado um requeijão de ovelha. São ainda compostas por gemas, açúcar e amêndoas. São produzidas de forma artesanal nesta confeitaria. Ficam dispostas na vitrine e são vendidas a 1,50 euro cada.
O doce não usa qualquer farinha, por isso podem ser consumidos por clientes que sejam intolerantes ao glúten. Outro dos doces mais conhecidos deste espaço são os travesseiros de Coina. Aqui é usado o mesmo requeijão das coininhas. Gemas, açúcar e amêndoa são os restantes ingredientes usados na sua composição.
“Você já comeu uma coininha?” Tem sido uma das frases mais partilhadas pelo espaço nas redes sociais, numa altura em que também estavam a fazer a divulgação do produto, uma vez que a escolha neste concurso da RTP era feita por chamada telefónica do público.
As coininhas foram o único produto do distrito de Setúbal a figurar entre os vencedores das “Sete Maravilhas da Nova Gastronomia Portuguesa”. Agora é "provar" e "divulgar" na região porque, como dizia uma das apoiantes da candidatura "não há coininhas mais doces do que as nossas". 


Comentários