Politécnico de Setúbal abre escola em Sines

Cidade terá uma Escola Superior e ministro destaca aposta do governo no ensino de proximidade

O Instituto Politécnico de Setúbal vai abrir uma escola de ensino superior em Sines. O acordo com a autarquia daquela cidade já foi assinado, numa cerimónia que contou com a presença dos ministros da Ciência e do Ensino Superior, Manuel Heitor, e da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa. Tecnologia, Informática, Digital, Turismo, Mar, Logística e Sustentabilidade são as áreas dos cursos da nova escola. Para o presidente da Câmara de Sines, Nuno Mascarenhas, o projeto é "o mais importante dos dois últimos mandatos, porque permite ter uma visão do futuro da região". 
Politécnico de Setúbal investe em Sines 

De acordo com o Politécnico de Setúbal, a "futura escola, que vem preencher a lacuna de formação de nível superior existente nesta sub-região alentejana, prevê uma oferta abrangente, em áreas consideradas estratégicas, como Tecnologia, Informática, Digital, Energia, Turismo e Bem-estar, Mar, Logística e Sustentabilidade, e através de cursos de licenciatura, mestrados, pós-graduações e também Cursos Técnicos Superiores Profissionais".
Pedro Dominguinhos, presidente do Instituto Politécnico de Setúbal, considera que o projeto da nova escola superior em Sines representa, um “fator de desenvolvimento e competitividade regional” para todo o Alentejo Litoral, onde se destacam investimentos como o centro de dados Sines 4.0, a nova fábrica de indústria aeronáutica da Lauak, em Grândola, o projeto de ampliação da Repsol Polímeros e o crescimento do porto de Sines, bem como outros na área do turismo e da energia.
Para Pedro Dominguinhos, esta que será a sexta escola superior do Instituto Politécnico de Setúbal, pretende “assegurar a oferta de formação ao longo da vida”, contemplando os mais jovens e também a população adulta, nomeadamente através de cursos desenhados “à medida”, que resultem de “soluções construídas com as empresas e organizações, para responder à necessidade de novos trabalhadores especializados na região”.
A instalação da nova escola superior do Instituto Politécnico de Setúbal em Sines resulta de uma parceria, enquadrado no Portugal 2030 e também no Plano de Recuperação e Resiliência, entre esta instituição e o município, envolvendo um investimento de cerca de cinco milhões de euros, que vai permitir dar “uma resposta diferenciada“, com licenciaturas, mestrados e formação ao longo da vida, revelou o politécnico.
A ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, que também esteve presente na cerimónia, destacou a ligação do projeto às empresas e mundo empresarial e disse acreditar que vai contribuir para "a diversificação do tecido económico de Sines". 
"A partir de agora, vamos trabalhar no projeto, porque tem enquadramento em termos de financiamento no Portugal 2030, mas também no Programa de Recuperação e Resiliência", afirmou.
Para o presidente da Câmara de Sines, Nuno Mascarenhas, o projeto é "o mais importante dos dois últimos mandatos, porque permite ter uma visão do futuro da região, apostando na formação [e] qualificação ao longo da vida, mas sobretudo para atrair estudantes de outras latitudes".
No próximo ano letivo, os responsáveis esperam arrancar com os cursos, assim como com pós-graduações para "responder aos investimentos que estão a ser projetados para Sines", acrescentou o autarca.

Comentários