PCP diz que é preciso romper com políticas de retrocesso no distrito de Setúbal

"Onde a CDU ganha, ganham as populações", disse Jerónimo de Sousa

O secretário-geral do PCP defendeu, nesta segunda-feira, em Setúbal que é preciso romper com as políticas de "retrocesso da região" promovidas pelos governos do PS, PSD e CDS-PP, e considerou a vitória autárquica da CDU fundamental para as populações. "É preciso romper com a política de retrocesso da região da qual o PS é e sempre foi construtor e cúmplice. E, para que isso aconteça, ter a CDU à frente das autarquias da região de Setúbal é imperativo e determinante, porque onde a CDU ganha, ganham as populações", disse Jerónimo de Sousa. Nas eleições autárquicas de 2017, os comunistas perderam as Câmaras de Alcochete, Almada e Barreiro para o PS que na altura só era força dominante no Montijo. A CDU perdeu ainda a maioria absoluta em Palmela, Seixal e Moita. 
PCP quer recuperar autarquias do distrito 

"Aquilo que o PS confirmou, uma vez mais, ao longo deste mandato, é que os seus compromissos são outros e com outros. Basta recordar o papel das autarquias onde detêm maiorias em relação a questões determinantes como o Novo Aeroporto de Lisboa ou o processo de transferência de competências para as autarquias", sublinhou. 
Jerónimo de Sousa falava a centenas de apoiantes da CDU numa sessão púbica que decorreu junto ao Convento de Jesus, principal monumento da cidade de Setúbal, que, como sublinhou o líder comunista, tem vindo a ser recuperado e requalificado nos últimos anos devido ao empenho da atual maioria comunista liderada por Maria das Dores Meira, que será candidata da CDU em Almada.
Para o líder comunista, nas autarquias de maioria PS na região - PSD e CDS-PP não têm nenhuma Câmara Municipal no distrito de Setúbal -, "os interesses particulares e os compromissos com o Governo estiveram sempre à frente da defesa das populações e do desenvolvimento da região".
Na sessão pública `Região de Setúbal - força de Abril a construir o futuro´, Jerónimo de Sousa defendeu também que, apesar das alegadas dificuldades criadas ao poder local pelos sucessivos governos, a região de Setúbal apresenta alguns dos melhores índices de qualidade de vida a nível nacional, graças ao trabalho desenvolvido pelos autarcas da CDU.
"Foi, e é, com a intervenção determinante dos eleitos comunistas e de muitos outros democratas que connosco têm intervindo nas autarquias que a Península de Setúbal aparece hoje, no plano nacional, colocada nos primeiros lugares em muitos dos índices a partir dos quais é possível medir os níveis de qualidade de vida em áreas da responsabilidade autárquica", disse.
"O que a vida mostra é que temos fortes razões para partir com confiança para o combate eleitoral que aí está, afirmando o valor do projeto da CDU. Temos razões para assumirmos com confiança os objetivos a que aspiramos e a CDU e esta região merecem e nós temos confiança que em 26 de Setembro, os trabalhadores e o povo vão dar mais força à CDU, porque a CDU vale a pena", concluiu o líder comunista.

Agência de Notícias com Lusa 

Comentários