Funcionário do Politécnico de Setúbal usava rede para minerar criptomoedas

Aproveitou rede elétrica de politécnico para enriquecer com criptomoeda

Um homem, técnico de manutenção de uma instituição de ensino superior público, em Setúbal, foi “apanhado” pela Polícia Judiciária (PJ) a minerar criptomoedas, recorrendo às redes energética e informática da instituição. O suspeito tinha "oito equipamentos de mineração de criptomoeda e três routers, dissimulados sobre uma calha metálica, instalada a cerca de quatro metros de altura, no interior da Central Térmica". Obteve cerca de 20 mil euros com a prática.
Suspeito ganhou mais de 20 mil euros com a prática

Em comunicado, esta terça-feira divulgado, a PJ revela que a atividade do homem “consistia na mineração de dados (criptomoeda), fazendo uso das redes energética e informática da instituição, em benefício próprio e à revelia da mesma”.
Durante uma busca ao local, “foi possível localizar, em pleno funcionamento, oito equipamentos de mineração de criptomoeda e três routers, dissimulados sobre uma calha metálica, instalada a cerca de quatro metros de altura, no interior da Central Térmica”.
O material foi apreendido, assim como três carteiras de criptomoeda registadas nos domínios BlockFi, Coinbase e Blockchain, com ativos virtuais no valor estimado de cerca de 20 mil euros, e o computador pessoal do suspeito.
O indivíduo, a quem foi imputada a prática de crimes de acesso ilegítimo, peculato de uso e abuso de confiança, foi constituído e interrogado como arguido.

Comentários