De Setúbal a Tóquio para ganhar o Ouro Olímpico. Atleta vive em Pinhal Novo

Pichardo voou 17.98 metros e dá primeira medalha de Ouro a Portugal... desde 2008 

Mora no Pinhal Novo, faz integralmente a preparação desportiva em Setúbal, e conquistou a 5 de Agosto a medalha de ouro no triplo salto, a primeira para Portugal nos Jogos Olímpicos de Tóquio, no Japão. Pedro Pablo Pichardo, atleta nacionalizado português, representa o Benfica e, acima de tudo, representa a região onde espera ser recebido "em festa" tanto em Pinhal Novo [onde vive], como em Setúbal [onde treina] e no país que escolheu "para voltar a ser feliz". Com um salto de 17.98 metros, alcançado no terceiro ensaio, Pedro Pichardo, além de estabelecer um novo recorde nacional, arrebatou o primeiro ouro olímpico para Portugal desde o triunfo de Nélson Évora em Pequim 2008 na mesma disciplina de atletismo. Entrou na "galeria de ouro" do desporto português. Marcelo Rebelo de Sousa, António Costa, a Câmara de Setúbal e o presidente do Benfica já felicitam publicamente o atleta.
Pichardo voou para o ouro nesta madrugada 

Pela quinta vez na história das Olimpíadas, a bandeira nacional subiu mais alto e ouviu-se o Hino português num pódio dos Jogos Olímpicos. Vencedor do triplo salto, Pedro Pablo Pichardo recebeu no Estádio Olímpico de Tóquio a medalha de ouro.
"Heróis do Mar. Nobre povo. Nação valente e imortal". Eram precisamente 10h51 em Portugal continental, 18h51 em Tóquio, quando 'A Portuguesa' começou a soar hino de Portugal tocou no Estádio Olímpico de Tóquio, enquanto a bandeira nacional subia mais alto que todas as outras, acompanhada da bandeira da China e da bandeira do Burkina Faso.

Depois de Carlos Lopes, Rosa Mota, Fernanda Ribeiro e Nélson Évora, Pedro Pichardo fez ouvir pela quinta vez na História o Hino de Portugal num pódio olímpico e já tem ao peito a sua medalha de ouro, depois do salto de 17,98 metros que lhe valeu o triunfo no concurso olímpico do triplo salto e um novo recorde de Portugal.
Emocionado, o luso-cubano não escondeu a sua euforia ao subir ao lugar mais alto do pódio, ao lado do chinês Yaming Zhu, segundo classificado, e de Hugues Fabrice Zango, do Burkina Faso, terceiro. Pichardo pegou na medalha de ouro, colocou-a ao peito e exibiu-a para a bancada. Depois, virou-se  para a bandeira nacional e escutou 'A Portuguesa'.
"Felicidade, muita felicidade. Estou muito feliz. Ser campeão olímpico é o máximo a que posso aspirar. É o melhor que há. Ainda parece que estou a sonhar, toda a gente quer falar comigo. Tenho de esperar uns dias para perceber que é realidade", afirmou Pichardo aos microfones da RTP logo após ouvir o hino, que diz ter entoado, por detrás da máscara.
“Estou há quatro anos a trabalhar para dar medalhas a Portugal”, afirmou Pedro Pichardo, com a bandeira portuguesa às costas, que escolheu o Complexo de Atletismo de Setúbal para quartel-general dos seus treinos.
O atleta sublinhou que o resultado de Tóquio é uma emoção muito grande. “O primeiro objetivo era ganhar os Jogos, fazer tudo pela medalha de ouro. Depois, fazer um grande salto. E foi isso que sempre procurei”, disse o atleta à RTP assim que acabou a prova, nesta madrugada.
Pichardo revelou que procurou mais. “Estava a tentar o recorde olímpico [18,09 metros, do norte-americano Kenny Harrison em Atalanta 1996] ou pelo menos ultrapassar a barreira dos 18 metros. Hoje ainda não foi o dia”, disse o atleta que já pensa nas olimpíadas de 2024, na cidade luz.
O triplista agradeceu o apoio dos portugueses. “A única maneira que tenho de mostrar que estou grato a
todos os que me acolheram desde o primeiro dia que cheguei a Portugal é com medalhas e com resultados”.
Para o futuro, o atleta do Sport Lisboa e Benfica promete mais vitórias. “Vou continuar a trabalhar para mais títulos. Tenho uma meta, exigente: quatro medalhas de ouro mundiais e duas olímpicas”, que nos próximas edições decorrem em Paris [2024] e Los Angeles [2028].
Agora, o sonho é o recorde do mundo, que espera bater até antes dos próximos Jogos Olímpicos. "Vou continuar a trabalhar para chegar a Paris como recordista do mundo. Acreditei até ao último salto que hoje podia ultrapassar os 18 metros", explicou.
Nos Jogos de Tóquio, o atleta português de origem cubana terminou a prova com uma vantagem de 41 centímetros sobre o chinês Yaming Zhu, medalha de prata com a marca de 17,57 metros. O pódio do triplo salto ficou completo com Fabrice Zango, do Burquina-Faso, bronze com 17,47 metros.
Este é o primeiro ouro luso em Tóquio, o que, juntando aos três bronzes alcançados no evento, constitui já a melhor participação portuguesa de sempre em Jogos Olímpicos.

Presidente, Governo, autarquia de Setúbal e Benfica felicitam atleta 
Atleta quer continuar a ganhar no triplo salto 
Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, felicitou o atleta Pedro Pichardo pela conquista da medalha de ouro na prova do triplo salto dos Jogos Olímpicos Tóquio2020, destacando a melhor participação portuguesa de sempre.
"Naquela que já é a melhor participação de sempre de Portugal nos Jogos da Era Moderna, Pedro Pichardo alcançou a glória do ouro olímpico, a quinta destas medalhas na história de Portugal", refere uma mensagem publicada do sítio oficial da Presidência da República.
Marcelo Rebelo de Sousa agradeceu, "em nome de Portugal e dos portugueses", o desempenho do atleta do Benfica.
Já o primeiro-ministro, António Costa, afirmou esta quinta-feira que o atleta Pedro Pichardo "voou para o ouro" na final do triplo salto dos Jogos Olímpicos Tóquio2020, referindo que é um resultado que "enche de emoção e alegria".
"Pedro Pichardo voou para o ouro num triplo salto histórico e inesquecível que nos enche de emoção e alegria. O melhor resultado de sempre em Jogos Olímpicos e um enorme orgulho para todos nós", disse o primeiro-ministro numa mensagem na rede social Twitter.
António Costa deu os parabéns a Pedro Pichardo, referindo que "cada centímetro é ouro, mas também muito trabalho".
A Câmara de Setúbal, onde treina o campeão olímpico,  felicita o Pedro Pablo Pichardo "por este feito inédito, o mais importante de uma carreira recheada de êxitos e que contribui para o engrandecimento e divulgação da cidade além-fronteiras". 
O presidente do Benfica, Rui Costa, felicitou Pedro Pichardo pela conquista da medalha de ouro na prova do triplo salto dos Jogos Olímpicos Tóquio2020, referindo que o atleta do clube conseguiu "assinar um momento histórico".
"Sei o quanto desejavas esta medalha e o quanto te dedicaste arduamente para assinar este momento histórico, que a todos os portugueses faz vibrar de orgulho e emoção. Que salto! Que saltos, Pedro!!! Ver-te enrolado na bandeira portuguesa, de sorriso aberto, a saborear este título de campeão olímpico envaidece todos os benfiquistas", refere Rui Costa, numa mensagem divulgada no sítio oficial do clube.
O presidente dos encarnados deixou a Pichardo uma palavra de agradecimento "em nome de todos os benfiquistas", referindo que é "uma honra" ter o atleta a representar o Benfica.
"Melhor marca mundial do ano, recorde nacional e segunda melhor marca de sempre em Jogos Olímpicos. Notável! Parabéns, Pedro Pablo Pichardo! A tua ambição é um exemplo para todos no Sport Lisboa e Benfica. Um salto que fica para sempre e vinca a excelência do Projeto Olímpico do Clube, um caminho em que cada vez mais acreditamos", frisou Rui Costa.

Atleta vive em Pinhal Novo com a família 
Português desde 2017 escolheu Pinhal Novo para viver 
Em Abril em 2017, Pedro Pablo Pichardo entrou num carro em Estugarda para uma viagem de 30 horas rumo à Suécia. Naquele momento, Pichardo estava a renunciar ao país onde nascera e onde se tornara um atleta de elite. Já não podia lá voltar.
O caminho que não tinha volta conduziu-o a Portugal, que passou a ser o seu país. Sabe o hino, gosta de bacalhau à Brás e de choco-frito de Setúbal, tem uma filha que nasceu em Portugal e a sua família mais próxima junto dele em Pinhal Novo.
Foi aqui que resolveu ficar depois de ter pedido ajuda a Portugal e ganhou a cidadania portuguesa em Dezembro de 2017 através do estatuto de refugiado já que não pode voltar a Cuba nos próximos anos. 
Em Março deste ano, o município atribuiu a Medalha de Honra da Cidade, na Classe Desporto, a Pedro Pichardo, venceu os Europeus de Pista Coberta, ao saltar 17.30 metros.
Apesar de ter apenas 28 anos, o atleta tem no currículo vários pódios internacionais, sendo uma das principais referências mundiais da modalidade na atualidade.
Em 2013, na primeira participação num mundial absoluto, ficou a poucos centímetros do ouro. Em 2014, conseguiu o melhor triplo salto do ano, mas ficou em terceiro lugar nos Campeonatos do Mundo de Pista Coberta.
No ano seguinte, 2015, entrou para a história por vários motivos. Foi campeão nos Jogos Pan-Americanos, medalha de prata no Campeonato do Mundo e esteve envolvido naquela que é conhecida como “a melhor competição de triplo salto da história”, na qual ganhou ao campeoníssimo norte-americano Christian Taylor, na única vez em que dois atletas saltaram acima de 18 metros no mesmo dia.
Ainda em 2015, saltou 18.08 metros em Havana, Cuba, recorde pessoal que é a sétima melhor marca de todos os tempos no triplo salto e o coloca como quarto melhor atleta de sempre nesta disciplina.
Já em Abril de 2017, assinou contrato com o Sport Lisboa e Benfica e em Dezembro passou a ser cidadão português e a defender as cores nacionais lusas
Em 2018, Pichardo tornou-se o detentor do recorde nacional de triplo salto e da melhor marca mundial do ano ao saltar 17.95 metros, que superou agora em Tóquio, com 17,98. Meses depois, sagrou-se campeão da Diamond League pela primeira vez na sua carreira, conquistando o título no meeting de Bruxelas de 2018.
Sempre em crescendo, com diversos e importantes títulos arrecadados, o atleta atingiu nos Jogos Olímpicos de Tóquio, nesta madrugada de 5 de agosto, o ponto mais alto da carreira, com o ouro naquele que é o maior evento desportivo mundial.
Além do ouro olímpico de Pedro Pichardo, de Tóquio os portugueses já trouxeram uma prata de Patrícia Mamona, no Triplo Salto feminino, e o bronze de Jorge Fonseca [judo] e Fernando Pimenta [remo].  

Comentários