Almada investe mais de cinco milhões na rede viária

Requalificação da Avenida do Mar da Estrada Florestal avançam depois do verão  

Com uma extensão de cerca de cinco quilómetros, a Avenida do Mar, estrada de atravessamento da Charneca de Caparica que faz a ligação do concelho do Seixal à Praia da Fonte da Telha, "vai ter novas infraestruturas de forma a garantir mais segurança e melhor mobilidade", garante a Câmara de Almada que irá também requalificar a Estrada Florestal, que serve as praias da Costa de Caparica numa extensão de 4,6 quilómetros. Em conjunto as intervenções irão custar mais de cinco milhões de euros. As obras, diz a autarquia, começam depois deste verão. 
Obras remodela rede viária para as praias da Caparica

A requalificação da Avenida do Mar contempla a substituição de cruzamentos por rotundas, criação de ciclovias nos dois sentidos do trânsito, construção de passeios ao longo de toda a via, construção de paragens de autocarros, delimitação de bolsas de estacionamento em zonas que o permitam e substituição da iluminação pública.
A obra tem orçamento de dois milhões e 700 mil euros, o projeto do município – que tem a possibilidade de se candidatar a fundos comunitários para a zona ciclável – "prevê ainda a construção de uma rotunda localizada na zona que fica entre os concelhos de Almada e do Seixal". 
A Estrada Florestal, que serve as praias da Costa de Caparica numa extensão de 4,6 quilómetros, também vai ser alvo de intervenção no troço entre a Praça Nossa Senhora dos Navegantes e o cruzamento do restaurante Giramar.
Esta obra terá um investimento de dois milhões e 500 mil euros, apoiados pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo, e prevê o "alargamento da faixa de rodagem, a introdução de rotundas com ligações nos acessos às praias e a criação de um canal pedonal e ciclável, conversível em corredor de emergência".
De acordo com as palavras da presidente da Câmara de Almada, estas intervenções são "reivindicadas" há várias anos pela população. “Uma constatação pura e simples. É evidente que era urgente lançar estas duas obras, não apenas pelo estado das vias, que são fundamentais, mas também para criar, justamente, mobilidades alternativas. É muito fundamental criar também as zonas de segurança”, explicou Inês de Medeiros.
As obras arrancam no final da época balnear e devem estar concluídas antes do verão do próximo ano a tempo da próxima época balnear. Inês de Medeiros lembra que Almada e a Costa de Caparica "recebem quase 10 milhões de pessoas durante o verão", o que torna impossível começar a obra nesta altura. 


Comentários