Aumento de casos faz Sesimbra recuar no desconfinamento

Concelho tem atualmente uma das situações epidemiológicas mais graves do país 

Sesimbra é, neste momento, o único concelho com uma incidência acima de 240 casos por 100 mil habitantes. Em Sesimbra, o teletrabalho é obrigatório quando as atividades o permitam e os restaurantes, cafés e pastelarias podem funcionar até às 22h30 durante a semana e até às 15h30 ao fim-de-semana e feriados (no interior, com um máximo de quatro pessoas por grupo; em esplanada seis pessoas por grupo). Os espetáculos culturais apenas podem decorrer até às 22h30 e os casamentos e batizados estão limitados a 25 por cento da lotação, avançou a ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva, no briefing do em Conselho de Ministros desta quinta-feira.
Sesimbra está no alerta vermelho de casos covid-19 

A situação no concelho de Sesimbra tem-se mostrado preocupante com mais de 240 casos registados por 100 mil habitantes por duas semanas consecutivas. É o único concelho a recuar no desconfinamento. Os estabelecimentos comerciais e a restauração vão ter de deixar de funcionar às 15h30 durante os fins de semana. Em Lisboa, os restaurantes vão manter-se com o horário de encerramento das portas marcada para as 22h30, devido ao avanço da situação epidemiológica, mas em Sesimbra há um recuo aos sábados e domingos. 
Segundo Mariana Vieira da Silva, o concelho de Sesimbra tem atualmente uma das situações epidemiológicas mais graves num conjunto de dez concelhos portugueses. “Sesimbra teve, pela segunda semana consecutiva, mais de 240 casos por 100 mil habitantes e, por isso, encontra-se hoje nas regras de um nível de maior restrição, o que implica o encerramento dos estabelecimentos e restauração às 15h30 durante o fim de semana”, disse durante o briefing do Conselho de Ministros.
Os concelhos de Albufeira, Arruda dos Vinhos, Braga, Cascais, Lisboa, Loulé, Odemira, Sertã e Sintra também mantém “regras próximas das que tínhamos até esta nova fase do desconfinamento”, com o encerramento dos estabelecimentos comerciais, como restaurantes e cafés, às 22h30. Também as atividades desportivas e os transportes públicos continuam com restrições.
Ainda no sector da restauração, no interior dos espaços os grupos podem ser constituídos por um máximo de seis pessoas e as esplanadas podem ter até dez pessoas por grupo.
Além deste sector, os espetáculos culturais têm horário de saída marcado também para as 22h30, enquanto o comércio a retalho alimentar e não alimentar tem de encerrar as porta até às 21 horas. Os casamentos e batizados podem continuar a decorrer mas têm de ter apenas 50 por cento da lotação permitida no espaço.
As Lojas do Cidadão continuam a funcionar com atendimento presencial com marcação prévia. Os eventos em espaços exteriores podem acontecer desde que exista uma diminuição da lotação, com um número ainda a definir pela Direção-Geral da Saúde.

Comentários