Há festa neste fim de semana em Pinhal Novo e Quinta do Anjo

Mercado Caramelo e o Queijo, Pão e Vinho chegam este fim de semana

Este fim de semana, 8 e 9 de Maio, vai ter mais razões para visitar o Pinhal Novo e a Quinta do Anjo. As duas regiões do concelho de Palmela vão receber o Mercado Caramelo e o Mercado Queijo, Pão e Vinho, duas festas emblemáticas do concelho de Palmela que, neste ano, voltaram a ter fortes "restrições" devido à pandemia de covid-19.  O Mercado Queijo, Pão e Vinho decorre nas instalações da Arcolsa, em São Gonçalo, Cabanas, entre as 10 e as 18 horas. Mais uma vez, os visitantes podem provar queijos, pão, vinhos, mel, compotas, doçaria, fruta, legumes, entre outros produtos, de mais de 20 produtores locais. No Pinhal Novo, o Mercado Caramelo vive-se, maioritariamente, às janelas e varandas da vila, com muita música e animação com carros que passam em todas as ruas do Pinhal Novo, no sábado à tarde. Mas também há sopa caramela, pão cabeçudo, abafadinho e filhoses da avó para comprar no largo José Maria dos Santos e levar para casa. No Mercado Municipal há uma mostra de brinquedos até ao dia 16 deste mês.  
Mercado regressa este fim de semana de forma diferente

O Pinhal Novo abre as portas "à primeira festa em tempo de covid-19". Trata-se do Mercado Caramelo, promovido pela Junta de Freguesia de Pinhal Novo e Confraria da Sopa Caramela.
Os tradicionais produtos “caramelos”  - como a sopa caramela, o pão cabeçudo caramelo, o abafadinho caramelo ou as filhoses da Avó - vão estar em destaque nas bancas, no Largo José Maria dos Santos. Onde pode comprar e levar, em marmitas, para comer em casa. Durante o fim de semana há algumas atividades previstas. 
No sábado, às 11 horas, há uma sessão para aprender a fazer favas à caramela e filhoses. E, às 14 horas, a música segue pelas ruas da vila com duas carinhas de música. No domingo, a partir das 11 horas, há novo workshop sobre as técnicas de confeção da sopa caramela e do pudim de abóbora.
Este ano, o convite é para manter a "tradição e celebrar, mais uma vez, à janela e à varanda, em segurança. Assim, a organização convida os pinhalnovenses a decorarem as suas janelas, varandas ou montras a rigor e a dançarem à passagem da música pela sua rua na tarde de sábado", diz a organização. 
A Câmara de Palmela aprovou, por unanimidade, na reunião descentralizada, a atribuição de um apoio financeiro à Confraria da Sopa Caramela, no valor  1500 euros, como comparticipação para a realização do Mercado Caramelo 2021.
Com a recriação deste Mercado, pretende-se "aliar a animação e a história, com o envolvimento de instituições e Movimento Associativo da freguesia, contribuindo para a preservação e divulgação das tradições e identidade local. A divulgação da Sopa Caramela, a dinamização do comércio tradicional e a promoção turística do concelho, através da gastronomia e identidade, são os objetivos centrais do Mercado Caramelo", diz a Câmara Municipal em nota enviada à ADN-Agência de Notícias.
Realizado desde 2016, o Mercado Caramelo tem vindo a recriar ainda os mercados dos anos 50 e 60, as profissões de antigamente e alguns dos hábitos locais, contribuindo também para a preservação e divulgação da Sopa Caramela.

“O Recreio”: brinquedos de Hélder Esdras Martins para ver até 16 de Maio
Até 16 de Maio, o Mercado Municipal de Pinhal Novo vai receber a Exposição de Brinquedos “O Recreio”, integrada no programa do Mercado Caramelo. A mostra vai dar a conhecer alguns brinquedos da coleção particular de Hélder Esdras Martins.
Natural de Pinhal Novo, Hélder Esdras Martins, dedica-se ao colecionismo desde os 16 anos. Numa viagem a França, apaixonou-se pela temática dos brinquedos, ao visitar uma exposição. Atualmente, possui cerca de 10 mil peças, numa coleção que integra os mais variados tipos e origens de brinquedos, desde o século XIX. Tem participado em congressos, jornadas e exposições, representando Portugal em diversos países.
O colecionador continua, assim, a dar a conhecer o seu vasto espólio, depois de, em 2019, o Centro Cultural de Poceirão ter recebido as Exposições de Brinquedos “Mobilidade Móvel”, “Mobilidade Estática: Cavalos de Baloiço” e “Marionetas do Mundo”.
“O Recreio” vai poder ser visitada nos horários de abertura ao público do Mercado Municipal e do Complexo de Serviços: segunda-feira, das nove às 18 horas, terça a sexta-feira, das 7h30 às 18 horas, e ao fim de semana, das 7h30 às 13h30.
"Num ano especialmente atípico, face aos constrangimentos da atividade do Movimento Associativo popular pela pandemia, ainda assim, de forma resiliente, a organização mantém o evento, reinventando o seu desenho de acordo com as regras emanadas pela Direção Geral de Saúde", realça a Câmara de Palmela. 

Queijo, Pão e Vinho até domingo em Quinta do Anjo
Pão, Queijo e Vinho na Quinta do Anjo 
Depois de passar pelo Mercado Caramelo, vai ter mais razões para visitar a Quinta do Anjo. O Mercado Queijo, Pão e Vinho decorre nas instalações da Arcolsa, em São Gonçalo, Cabanas, entre as 10 e as 18 horas. Mais uma vez, os visitantes podem provar queijos, pão, vinhos, mel, compotas, doçaria, fruta, legumes, entre outros produtos, de mais de 20 produtores locais.
Até 9 de Maio, também é possível comprar estes produtos online, através de uma aplicação móvel, disponível para Android e iOS. Pode fazer o download da aplicação através do QR Code na página de Facebook ou pelo site.
O levantamento das compras é feito no local da feira. O mercado é organizado pela Arcolsa e conta com o apoio da Câmara de Palmela, Junta de Freguesia de Quinta do Anjo, Wiink e Caixa de Crédito Agrícola.
Ainda de acordo com a autarquia, o modelo delineado pela organização apresenta “um formato mais reduzido” do que o habitual, de forma a adequar-se às orientações das autoridades de saúde. O Mercado Queijo, Pão e Vinho é tido, pelo município, como “principal montra do que de melhor se produz na região”.
À parte do evento, a autarquia faz saber que juntamente com a Associação Regional de Criadores de Ovinos Leiteiros da Serra da Arrábida tem “em curso o projeto de apadrinhamento e valorização ‘Adopte uma Saloia’”, dinamizado para preservar as ovelhas produtoras de leite. Estes animais “estarão em exposição no recinto do Mercado Queijo, Pão e Vinho”, sublinha o município. 

Comentários