Festa da Flor arranca esta sexta-feira no Montijo

Festa volta a florir a cidade até 30 de Maio com muita flor, animação e música 

A Câmara do Montijo, em parceria com a Associação Portuguesa de Produtores de Plantas e Flores Naturais e a marca Flores do Montijo, vai realizar uma nova edição da Festa da Flor, entre sexta-feira e domingo. À semelhança de anos anteriores este evento marca o início do "projeto municipal Montijo Lugar de Encontros", explica a autarquia do Montijo. Este ano, e com o plano de desconfinamento em vigor, que permite já retomar algumas atividades, a iniciativa apresenta-se como "mais uma medida de estímulo de atividade económica que pretende dinamizar o centro histórico da cidade", sublinha ainda a Câmara do Montijo. A Praça da República volta a receber estruturas florais e a Rua Almirante Cândido dos Reis irá, mais uma vez, vai contar com uma estrutura área, este ano, com fitas coloridas dando a esta rua uma nova vida. A Casa Mora [com espaço limitado a 60 pessoas] recebe o mercado das flores e concertos de Patrícia Primavera, AkunaMatata, Filipa Canhão, Grupo Travessias e Carolina. A festa da flor chegará ainda ao Alegro da cidade.

Festa da Flor regressa esta sexta-feira 

Final de Maio é sinónimo de flores no Montijo. A cidade e o Centro Comercial Alegro Montijo ficam mais alegres e coloridos, com a Festa da Flor a inspirar a comunidade entre esta sexta-feira e domingo, 30 de Maio.
Na cidade capital da flor, a festa faz-se à partir das 10h30 na Praça da República, que volta a receber estruturas florais, e na rua Almirante Cândido dos Reis, que já está engalanada com uma estrutura área de fitas coloridas.
Há ainda montras em Flor, uma iniciativa com o patrocínio da Câmara do Montijo. Este evento conta com a presença da Miss Capital da Flor 2019, Mariana Moreira.
Às 11h30 a festa continua no Bairro do Esteval. Este momento contará com a participação da jovem cantora montijense Patrícia Primavera acompanhada à guitarra por Nuno CC, guitarrista de Mickael Carreira e na banda de covers AkunaMatata.
Pelas 17 horas abre o mercado das flores na Casa Mora. "Este mercado conta com a participação de floristas e produtores de flores e ainda com outros produtos e materiais ligados ao mundo das flores". diz a autarquia.
No mesmo local, às 21 horas, abre-se o palco para um concerto acústico com Filipa Canhão acompanhada à guitarra por Martim Mendonça.
A música volta à Casa Mora, onde tocam às 11 horas no sábado, o Grupo Travessias. Do cruzamento entre o fado e a música popular brasileira nasceu, em 2017, o projeto Travessias. Um grupo de amigos com raízes tão distintas, mas com um elo que os une, a música, a língua portuguesa e a busca pelas mais belas palavras dos dois lados do Atlântico, num jogo de melodias que pretende levar o público a cruzar mares de sentimentos...
A partir das 15 horas há animação de rua. Bicicletas e triciclos circulam pela cidade despertando a curiosidade da população para visitar o Mercado de Flores. No domingo há mesma hora, duas Abelhas Mágicas vão invadir o Jardim da Casa Mora e surpreender os mais novos!
No domingo há de novo música na Casa Mora. Pelas 11 da manhã, há cantigas da Carolina. Cantigas tradicionais que todos conhecemos e outras originais da Cativar com conteúdos educativos. Todos os Patinhos, Tia Anica do Loulé, Era uma Vez um Cavalo, A Saia da Carolina... são alguns dos temas que poderão ouvir. E com as músicas da Cativar vamos aprender mais sobre alimentação, saúde, segurança, reciclagem, os cinco sentidos. Um espetáculo cheio de ritmo e muita animação!"Considerando as restrições impostas pela Direção-Geral da Saúde e por forma a garantir todas as condições de segurança, um Mercado de Flores e Acessórios de Decoração Floral irá decorrer durante a Festa da Flor, no Jardim Municipal da Casa Mora, aos fim-de-semana, no mês de Junho".
Montijo, que adotou o titulo de Capital da Flor, apresenta mais de 100 hectares de estufas e constitui-se como maior produtor de gerberas da Península Ibérica. O sector conta localmente com mais de mil postos de trabalho diretos.
Toda a programação dos três dias de festa estão disponíveis no site da Câmara do Montijo.

Alegro apoia instituições e produtores locais
Filipa Canhão atua esta noite no jardim da Casa Mora 
Um espaço floral composto por cerca de 10 mil flores vai poder ser apreciado a partir de amanhã. A unidade comercial associa-se assim à celebração da Festa da Flor no Montijo, desta feita, através de uma ação que permitirá apoiar quer a economia local quer três instituições sociais do concelho.
“O Alegro Montijo assinala a ocasião com um ‘spot’ floral com cerca de 10 mil flores de produtores locais que fazem parte da Marca Flores do Montijo (Florineve, Florisul, Vangflor, Sílvio Gonçalves e Alfeu Gonçalves), apoiando desta forma a economia local”, revela a assessoria de comunicação da superfície comercial, em nota de imprensa enviada à ADN-Agência de Notícias.
A criação do “spot” floral estará “a cargo do Atelier Flor de Laranjeira, pelas mãos da designer Teresa Gonçalves”.
Adicionalmente, esta celebração do Alegro Montijo tem um cariz social e os clientes que partilhem uma fotografia no photospot floral estão a "contribuir com a escolha da instituição local que mais gostariam de ver apoiar", revela o Alegro Montijo.
A mecânica é simples: o cliente escolhe uma das instituições que gostava de ver ajudar, tira uma fotografia no photospot a segurar a placa com o nome da instituição, publica-a na página de Facebook do Alegro Montijo e a superfície comercial "vai apoiar as três instituições na proporção das preferências dos seus clientes".
O Alegro Montijo vai apoiar então três instituições locais, A Associação Lar de Idosos de Pegões, a Santa Casa da Misericórdia de Canha e o Centro Social de São Pedro do Afonsoeiro, e o cliente é que escolhe como será distribuído o apoio. No final da ação, o Centro Comercial Alegro Montijo irá doar "50 por cento do valor à primeira escolha dos clientes e 25 por cento às restantes".
Neste contexto de pandemia, a Câmara do Montijo solicita a colaboração de todos os visitantes na "adoção de comportamentos socialmente responsáveis, cumprindo de forma exemplar as medidas gerais recomendadas pela Direção-Geral da Saúde designadamente: o uso de etiqueta respiratória, a higienização frequente das mãos, o distanciamento social aconselhado e a utilização de máscara".

Comentários