Vales de desconto apoiam comerciantes e munícipes mais vulneráveis no Montijo

Investimento de 120 mil euros para ajudar diretamente as famílias e o comércio local 

O programa municipal 'Vale Mais Comprar Local', promovido pela Câmara do Montijo, tem como objetivo "apoiar as microempresas do comércio tradicional, que estiveram encerradas ou viram a sua atividade limitada por força do confinamento e, apoiar também as famílias mais vulneráveis". Trata-se, diz o município em comunicado, de "um investimento da autarquia no valor total de 120 mil euros".  Esta é mais uma medida que reforça "os apoios de estímulo económico e social, que a câmara tem adotado, no sentido de minimizar e contrariar o impacto social da crise económica provocado pela covid-19", sublinha ainda o documento. Serão emitidos 40 mil vales de desconto, no valor de dois euros cada, num total de 80 mil euros, para distribuir aos comerciantes aderentes ao programa. Para as famílias mais vulneráveis, utentes da Rede de Apoio Alimentar do concelho, serão emitidos 20 mil vales famílias, de dois euros cada, num valor total de 40 mil euros.
Montijo lança programa de ajuda a pessoas e comércio

Este programa representa um investimento total de 120 mil euros e integra o conjunto de medidas económicas e sociais que a autarquia tem lançado para mitigar os impactes provocados pela pandemia na comunidade. 
A nova medida, diz a Câmara do Montijo, "tem como objetivo apoiar as microempresas do comércio tradicional, que estiveram encerradas ou viram a sua atividade limitada por força do confinamento, e apoiar também as famílias mais vulneráveis".
Os comerciantes do concelho que se inscrevam e que cumpram os requisitos do programa vão receber no global 40 mil vales de desconto no valor unitário de dois euros. Já as famílias mais vulneráveis, utentes da Rede de Apoio Alimentar do concelho, vão ter à disposição um total de 20 mil vales, no mesmo valor cada. 
A distribuição dos vales a estes munícipes "será efetuada pela Divisão de Desenvolvimento Social e Promoção da Saúde", conta a autarquia.
Os vales entregues ao comércio permitirão que cada estabelecimento aderente faça ao cliente "um desconto imediato de dois euros, em compras de valor igual ou superior a 10 euros e múltiplos de 10 euros, até ao limite de três vales por compra". 
Os comerciantes serão depois "ressarcidos do valor dos vales pela Câmara Municipal, mediante a apresentação da fatura anexa aos vales utilizados", sublinha a autarquia no comunicado. 
Já as famílias beneficiárias vão ter direito "a um livro de 20 vales por cada membro do agregado familiar". Cada livro, conta a Câmara Municipal, "tem um valor total de 40 euros para utilizar em compras nos estabelecimentos aderentes". 
O valor destes 'vales família' não pode ser "reembolsado total ou parcialmente, não existindo lugar a troco", conta a autarquia.
Estes vales, alerta a autarquia, "não podem ser utilizados na aquisição de álcool, tabaco e jogos (raspadinhas, euromilhões, totoloto e outros jogos de sorte e azar)".
Os comerciantes interessados em aderir ao programa devem preencher um requerimento disponível no site do município. O documento pode depois ser enviado para stl@mun-montijo.pt ou entregue em mão na Secção de Taxas e Licenças, nos Paços do Concelho.

Agência de Notícias com Câmara do Montijo

Comentários