Rotunda do Apeadeiro de Sarilhos Grandes será uma homenagem à flor

Escultura em homenagem à floricultura montijense

O escultor italiano Tony Cassanelli apresenta a escultura de homenagem à floricultura a colocar na rotunda do Apeadeiro de Sarilhos, à entrada da cidade do Montijo. O artista apresentou duas maquetas numa perspetiva de homenagem à floricultura montijense e, por sua vez, portuguesa, com base em aspetos relacionados com a flor. A estrutura contempla "a ideia de uma flor e de um ramo que se estende pela rotunda. A flor será direcionada para as entradas vindas da direção de Setúbal e Sarilhos Grandes constituindo a oferta de um ramo de flores a quem entra na cidade", diz a autarquia. Tony Cassanelli, que tem atelier no Montijo, conta com a colaboração do escultor português Jaime Carvalho na elaboração da peça. A obra será desenvolvida também por uma empresa portuguesa, sob a supervisão do artista.
Escultura tem assinatura de Tony Cassanelli

O autor afirma que “a escultura representa a abstração dinâmica de uma flor. A obra será de cor clara, aço inox ou branco para garantir a maior leveza possível. A escultura de metal, composta por chapas e varas tirantes que reduzem ao mínimo o seu peso estrutural (minimizando custos e tempos) garante um excelente controlo do espaço e ao mesmo tempo a delicadeza da peça”.
Tony Cassanelli explica que “a flor e as folhas são evocadas em geometrias e linhas abstratas que, combinadas com os reflexos do metal, são projetadas para criar um efeito dinâmico de movimento constante principalmente quando a obra for vista pelos carros que se movem ao longo da rotunda. Esta é uma obra desenhada para ser vista em movimento”.
A flor, que representa a cidade do Montijo, é um símbolo de boas-vindas e hospitalidade para quem entra na cidade. A escultura representa a vontade do concelho em criar sinergias e relações, dentro e fora do território que, historicamente, sempre estiveram na base do desenvolvimento cultural de uma terra dinâmica.
Tony Cassanelli nasceu em Bari, Itália, em 1979. Desde criança que, desenhar e estudar a natureza foi o seu único grande interesse. Aos 18 anos, muda-se do Sul para o Norte de Itália, mais precisamente, para Carrara, na Toscânia, onde frequenta, a Academia de Belas Artes, concluindo o curso de forma honrosa.
Depois de mais de 12 anos em Carrara, decide viajar em busca do que mais o atrai: o conhecimento da natureza profunda dos seres humanos e das várias culturas. 
A vontade de comunicar a sua arte também fora dos contextos mais elitistas levou-o a colaborar com músicos e artistas, como foi o caso de Madonna.
Já recebeu vários prémios, participa em diversas exposições coletivas e individuais, a sua obra está presente em coleções particulares em Itália, Suíça, Noruega, Estados Unidos e Portugal.
Depois de percorrer o mundo e abrir ateliês em Nova Iorque, Paris, Roma e Toscânia decidiu fixar-se em Portugal, mais precisamente no Montijo, onde instalou o seu ateliê.

Agência de Notícias com Câmara do Montijo 

Comentários