Palmela já vacinou mais de nove mil pessoas até 4 de Abril

Vacinação decorre a bom ritmo no concelho 

O plano de vacinação contra a covid-19 em curso no concelho de Palmela abrangeu, até ao momento, um total de 8891 pessoas. De acordo com os dados de 4 de Abril, disponibilizados pelo Agrupamento de Centros de Saúde Arrábida, 3176 utentes e funcionários das estruturas residenciais para pessoas idosas foram vacinados, das quais 1771 com a primeira dose e 1405 já com as duas doses aplicadas. Desde esta quarta-feira, o concelho de Palmela tem uma Unidade Móvel de Saúde, com uma equipa de profissionais que percorrerá todo o concelho [principalmente nas zonas rurais] e materializa um novo modelo de intervenção em saúde de proximidade. Realizar rastreios à covid-19, através de testes rápidos, será um dos principais focos de ação deste novo serviço de saúde.
Centro de Vacinação situa-se no Pavilhão do Pinhal Novo

Da população em geral, foram já vacinados 5129 utentes: 3357 pessoas com mais de 80 anos (2651 com a primeira dose e 706 com o esquema vacinal completo) e 1772 pessoas com mais de 50 e menos de 66 anos com patologia associada (primeira dose).
A vacinação no concelho de Palmela abrangeu ainda 98 bombeiros, elementos das forças de segurança, médicos privados, dentistas, técnicos superiores de saúde, entre outros profissionais, e 488 trabalhadores ligados às escolas. Os professores e pessoal não docente foram vacinados no fim de semana de 27 e 28 de Março. Um processo que continua no próximo fim-de-semana. 
O município continua a trabalhar em parceria com o ACES Arrábida e garante toda a componente logística, quer das visitas aos lares, quer do funcionamento do Centro de Vacinação, instalado no Pavilhão Desportivo Municipal, em Pinhal Novo. 
Em articulação com as Juntas de Freguesia, assegura também o transporte das pessoas idosas que não tenham como se deslocar ao Centro de Vacinação, bastando para tal que, depois de convocadas para receberem a vacina, contactem a sua Junta de Freguesia.

Zonas rurais do concelho com testes rápidos numa Unidade Móvel de Saúde
Unidade leva cuidados de saúde a todos o concelho
Desde esta quarta-feira, o concelho de Palmela tem uma Unidade Móvel de Saúde, enquadrada na estratégia municipal para a área da saúde. A Unidade Móvel conta com uma equipa de profissionais que percorrerá todo o concelho e materializa um novo modelo de intervenção em saúde de proximidade.
Realizar rastreios à covid-19, através de testes rápidos, será um dos principais focos de ação deste novo serviço de saúde. 
“Essa vai ser uma das missões da Unidade Móvel de Saúde para os próximos tempos, face à situação que vivemos. Devemos avançar no mínimo com 500 testes rápidos”, disse Álvaro Amaro, presidente da Câmara de Palmela. 
A Unidade Móvel de Saúde – projeto sob a insígnia “Palmela Município + Saudável, resultante de um protocolo estabelecido entre a autarquia e a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo  – vai abranger, sobretudo, “as freguesias rurais e aglomerados populacionais mais longínquos e dispersos no concelho”. 
Marateca e Poceirão são disso exemplo, explica a autarquia. “Gostaríamos, entre outras situações, através deste instrumento de proximidade, de começar a trabalhar nos rastreios nestas comunidades mais longínquas. Desde Zambujal à Aldeia Nova da Aroeira há dezenas e dezenas de quilómetros quadrados que queremos percorrer, a que queremos levar alguns destes e de outros rastreios, bem como aconselhamentos”, conta o presidente da Câmara de Palmela. 
O projeto visa prestar “serviços de saúde na comunidade, prevenindo a doença e, simultaneamente, promovendo estilos de vida saudáveis e um envelhecimento ativo”, pode ler-se numa nota de Imprensa da autarquia. A viatura, que irá percorrer todo o concelho transportando uma equipa de profissionais, “materializa um novo modelo de intervenção em saúde de proximidade”.

Agência de Notícias com Câmara de Palmela 

Comentários