Obras de eficiência energética nas piscinas de Palmela e Pinhal Novo

Câmara investe mais de 800 mil em nome do ambiente nas duas piscinas municipais

O município de Palmela continua a investir na sustentabilidade ambiental, desta vez, com duas empreitadas de reforço da eficiência energética nas Piscinas Municipais de Palmela e Pinhal Novo, obras a decorrer, que representam um investimento global de 836 mil euros. "A opção por fontes de energia renováveis, com redução de consumos energéticos e a redução nas emissões de gases com efeito de estufa, constituem um contributo ambiental reconhecido pelo Programa Portugal 2020, que cofinancia a obra", explica a Câmara de Palmela. 
Autarquia melhora eficiência energética das piscinas 

A empreitada de eficiência energética na Piscina Municipal de Pinhal Novo foi adjudicada por cerca de 446 mil euros.
"A obra inclui a instalação de painéis fotovoltaicos para auto consumo, a instalação de cobertura térmica motorizada sobre os dois planos de água, para reduzir as perdas de calor, a renovação do equipamento de climatização e de qualidade do ar e o ensombramento da fachada poente", sublinha a autarquia. 
Espera-se alcançar uma "redução anual de 37,6 por cento no consumo de energia primária; de 31 por cento no consumo de energia final e de 37 por cento nas emissões de dióxido de carbono, como resultado da combinação de medidas passivas e ativas", realça a Câmara em nota de imprensa.
Já em Palmela, a empreitada de reforço da eficiência energética da Piscina Municipal foi adjudicada por cerca de 390 mil euros.
Trata-se da instalação de novos painéis fotovoltaicos para a produção de energia elétrica para autoconsumo; substituição de equipamentos de produção de águas sanitárias por outros mais eficientes e substituição da iluminação existente por LED.
Os trabalhos integram, ainda, a substituição integral das coberturas, dotando-as de maior proteção térmica para redução dos ganhos e perdas excessivas e a instalação de uma cobertura térmica motorizada no plano de água, para reduzir as perdas relacionadas com o arrefecimento da água do tanque, durante o período noturno.
"Esta intervenção promoverá uma redução do consumo de energia primária de 46,9 por cento, uma redução do consumo de energia final de 43,1 por cento e uma redução das emissões de CO2 de 46 por cento, resultados que permitirão elevar a classificação energética da Piscina Municipal de Palmela", conclui o município palmelense.  

Agência de Notícias com Câmara de Palmela

Comentários