Museu Europeu do Ano pode ir para Sesimbra

Museu Marítimo entre os 61 melhores da Europa e é o único nomeado em Portugal 

O Museu Marítimo de Sesimbra está nomeado para o prémio Museu Europeu do Ano, cujo vencedor será anunciado no dia 6 de Maio, no canal oficial do fórum Europeu de Museus. O Museu Marítimo de Sesimbra é o único museu português numa lista de 61 nomeados. O Prémio Museu Europeu do Ano, atribuído pelo Fórum Europeu dos Museus, foi criado há mais de 40 anos para reconhecer casos de excelência na museológica europeia e é, atualmente, o mais prestigiado galardão atribuído pelo Fórum. O museu de Sesimbra vai disputar o galardão com museus da Bósnia, Alemanha, França, Bélgica, Suíça, Reino Unido, entre outros. Em 2020, não houve entrega devido à pandemia. Em 2019, o prémio foi atribuído ao Rijksmuseum Boerhaave, na Holanda.
Museu mostra ligação da vila ao mar 

O Museu Marítimo de Sesimbra abriu ao público em 2016, na Fortaleza de Santiago, em Sesimbra. Reúne um vasto espólio que dá a conhecer a ligação de Sesimbra ao mar, das quais se destaca um cepo de âncora com cinco mil anos associado à navegação no período romano e um conjunto de anzois e pesos de rede situados entre 2500 e 200 a.C., as peças mais antigas deste espólio.
O seu património ligado ao mar e à pesca é fruto de um trabalho de proximidade feito com a comunidade piscatória, complementado por soluções tecnológicas, entre as quais uma viagem 3D que mostra a formação do território, um aquário virtual, onde se pode espreitar o fundo do mar de Sesimbra, e uma mesa interpretativa digital com registo de mareantes, embarcações e rotas feitas pelos homens do mar de Sesimbra.
Com quase cinco anos de funcionamento, o Museu Marítimo recebeu já uma menção honrosa e dois prémios no Prémio Museu do Ano, da Associação Portuguesa de Museologia, e foi segundo classificado no prémio IberMuseus, em 2019, com o projeto Museu Fora de Portas. O Museu Marítimo passou ainda a integrar a Rede das Organizações dos Museus Europeus (Network of European Museum Organizations).
Entre os 61 nomeados estão o Museu de Herzegovina, na Bósnia, o Museu de Lodève, em França, o Museu Alemão de Espionagem, na Alemanha, a Casa Anne Frank, na Holanda, o Museu Histórico, na Suíça, ou o Museu de África, na Bélgica.
Em 2020, não houve entrega devido à pandemia. Em 2019, o prémio foi atribuído ao ao Rijksmuseum Boerhaave, na Holanda.

O que pode ver no museu
Museu está entre os 60 melhores da Europa 
A aposta numa componente lúdica e interativa está patente em vários momentos deste novo museu. As novas tecnologias multimédia assumem-se como um auxiliar precioso para despertar o interesse dos visitantes.
Desde o Princípio é o título de uma animação 3D que apresenta os principais momentos da história de Sesimbra. Na vertente geológica destaca-se a recriação da formação da Arrábida e do Cabo Espichel ou a passagem dos dinossáurios, cujas marcas são visíveis no Cabo, e na vertente histórica surgem a vila no tempo dos romanos, a famosa batalha de 1602 ou a Capela do Espírito Santo e o Hospital Medieval em pleno funcionamento.
Na sala dedicada ao Parque Marinho Luiz Saldanha, a componente marítima do Parque Natural da Arrábida, um aquário virtual permite-nos “mergulhar” no fundo do mar e conhecer as espécies mais comuns existentes no Parque. Com um leve toque na tela surge um quadro com informação sobre cada espécie.
Na Sala da Memória, uma mesa interativa (touch screen) possibilita a consulta de duas bases de dados documentais com registo dos pescadores sesimbrenses desde finais do século XIX, assim como o registo de embarcações sesimbrenses a partir do início do século XX. Este trabalho foi possível com recurso a pesquisas nos arquivos da delegação marítima de Sesimbra e no Arquivo Geral de Marinha.
Num ambiente tecnológico e acessível e cativante para o público será possível consultar as informações das cédulas de muitos dos marítimos de Sesimbra e sobre muitas das embarcações sesimbrenses. A mesa permite quatro utilizadores em simultâneo e a informação pode ser projetada numa tela, para facilitar as consultas em grupos organizados.
As rotas dos pescadores de Sesimbra, os pesqueiros, o tempo de viagem, as artes que usavam, as espécies que capturavam são informações que passam a estar disponíveis ao público num painel multimédia existente na Sala da Viagem. 
A base de dados traça as várias rotas feitas entre Sesimbra e os locais onde se procedia à pesca. Trata-se de um painel de fácil consulta, que permite aceder a informação bastante relevante.

Agência de Notícias com Câmara de Sesimbra 

Comentários