Montijo assinalou o 47.º Aniversário do 25 de Abril

"Somos um município preparado para novos desafios pelo investimento e pelo emprego"

A Câmara do Montijo assinalou o 47.º Aniversário do 25 de Abril com três iniciativas: o concerto com Vitorino no Cinema-Teatro Joaquim d’Almeida, a inauguração da escultura pública “Monumento à Liberdade” e a sessão comemorativa, transmitida no Facebook da autarquia, com as intervenções do presidente da Câmara Municipal do Montijo, Nuno Canta, da presidente da Assembleia Municipal, Catarina Marcelino e dos representantes dos partidos políticos com assento na Assembleia Municipal.  Nuno Canta lembrou que o 25 de Abril "deu resposta aos problemas e aspirações dos cidadãos” e que “temos hoje uma autarquia mais alinhada com o sentir dos montijenses e um concelho mais consciente das suas verdadeiras oportunidades. Somos, hoje, um município preparado para novos desafios pelo investimento e pelo emprego”. 
Autarquia tem monumento dedicado à liberdade 

As comemorações iniciaram-se com o espetáculo de Vitorino, no Cinema-Teatro Joaquim d'Almeida. No espetáculo comemorativo, o cantor fez uma viagem pelas suas canções mais marcantes como "Menina estás à janela" ou "Queda do Império". Vitorino interpretou também canções do grande mestre da música contemporânea portuguesa, Zeca Afonso.
A manhã do dia 25 de abril iniciou-se com a inauguração da escultura pública "Monumento à Liberdade", da autoria do artista Pedro Moreno Ramos, na Praça da Liberdade, nas Colinas do Oriente.
O presidente da Câmara Municipal ao Montijo, Nuno Canta, destacou que "a estátua de homenagem à liberdade é, para o povo montijense, a mais sólida garantia que o espírito do 25 de Abril está vivo e continua a transportar as aspirações de progresso e modernidade do nosso povo".
O autarca felicitou o autor da peça, Pedro Moreno Ramos, "pelo seu contributo para as artes e para o ideário do 25 de Abril" realçando que o Monumento à Liberdade honra "todos aqueles que lutam pela Liberdade, Fraternidade e Igualdade entre os Homens".
A sessão comemorativa, transmitida no Facebook da autarquia, contou com as intervenções do presidente da Câmara Municipal do Montijo, Nuno Canta, da presidente da Assembleia Municipal, Catarina Marcelino e dos representantes dos partidos políticos com assento na Assembleia Municipal.
Nuno Canta salientou que o “25 de Abril também nos deu o poder democrático local, a eleição livre e local dos representantes das populações, em cada freguesia, em cada município”. 
O autarca defendeu que “é consensual que o poder local democrático deu resposta aos problemas e aspirações dos cidadãos” e que “temos hoje uma autarquia mais alinhada com o sentir dos montijenses e um concelho mais consciente das suas verdadeiras oportunidades. Somos, hoje, um município preparado para novos desafios pelo investimento e pelo emprego”. 
A presidente da assembleia, começou por agradecer “àqueles que estiveram e estão na linha da frente: ao setor da saúde, ao setor social, à Proteção Civil, aos trabalhadores do município, muito em particular à higiene urbana e aos trabalhadores das águas e saneamento, às juntas de freguesia e aos seus trabalhadores e ao nosso tecido empresarial. Aos patrões e trabalhadores porque têm sido resilientes, têm tido capacidade de inovação e resistência para manter o emprego e economia a funcionar”. 
Na sua intervenção Catarina Marcelino realçou que o 47.º aniversário do 25 de Abril congrega “aquilo que é pensarmos e concentrarmo-nos no futuro. No futuro depois da pandemia, no futuro das novas gerações, no futuro do nosso concelho, no futuro da nossa comunidade”.
A sessão contou, ainda, com as intervenções dos representantes dos partidos políticos com assento na Assembleia Municipal, nomeadamente, António Loureiro (CDS-PP), Ricardo Caçoila (BE), Mara Cacheirinha (PSD), Ana Baliza (PCP) e Emanuel Martins (PS).

Agência de Notícias com Câmara do Montijo 

Comentários