Miradouro Amália Rodrigues abre no verão em Alcochete

Diva do Fado torna-se num espaço de lazer “agradável e moderno” junto ao Tejo

A requalificação do miradouro Amália Rodrigues, em Alcochete, deverá estar finalizada em Maio próximo e, caso não haja mais constrangimentos, a obra poderá ser inaugurada no início de Junho deste ano, em homenagem à diva portuguesa do fado. Depois da polémica com os trabalhos de execução do anterior empreiteiro, o miradouro de Alcochete poderá estar pronto para usufruto da população durante o próximo verão. Localizado num dos principais acessos ao centro de Alcochete, onde será "criada uma zona de lazer com uma escadaria informal, uma zona de estadia e também a construção de dois mirantes sobrelevados e arborizados que privilegiam a vista panorâmica sobre o Estuário do Tejo", explica a autarquia. A obra começou a ser "pensada" pelo executivo anterior, liderado por Luís Miguel Franco.
Obra sofreu atrasos mas deve abrir no verão 

Orçada em 630 mil euros, com fundos europeus, a obra foi abandonada pelo primeiro empreiteiro, que não cumpriu o prazo de execução dos trabalhos e “alegou que estava a gastar mais dinheiro do que o previsto no contrato”, contou Pedro Lavrado, vereador da Administração Urbanística, Ambiente e Espaços Verdes sublinhando ainda que “o caso foi a tribunal e o empreiteiro perdeu a causa e foi multado”.
Com cinco hectares, o miradouro Amália Rodrigues irá oferecer à população um espaço de lazer “agradável e moderno”, junto ao Tejo, com relva, pinheiros, bancos de jardim, iluminação, uma escadaria com pedras de granito amarelo, bebedouro, vedação e uma pré-instalação para um futuro quiosque.
“Estou satisfeito com a requalificação, mas, se o projeto fosse do atual executivo alteraria algumas coisas, nomeadamente retiraria as pedras em granito amarelo, oriundas de uma pedreira de Santa Maria da Feira, mas tivemos de cumprir o projeto inicial”, diz a autarquia acrescentando o vereador que está “expetante” em relação ao resultado final da obra.
A obra arrancou em 2018, depois de no ano anterior ter sido lançado o concurso público, mas houve necessidade de abrir um segundo concurso para que a requalificação avançasse com novo empreiteiro e já sem as palmeiras que foram cortadas devido à praga do escravelho.
A requalificação do miradouro Amália Rodrigues é baseada no projeto do arquiteto Sidónio Pardal, que também delineou o Passeio do Tejo, na zona ribeirinha da vila, e visa “dar uma nova vida àquele espaço com uma vista muito agradável e de grande beleza sobre o Rio Tejo”.
De futuro, o município tenciona avançar para a criação de uma nova zona verde na urbanização das Quebradas.

Comentários