Judoca de Almada vai ser homenageada no sábado durante o Campeonato da Europa
Telma Monteiro vai ser homenageada no segundo dia dos Europeus de judo, em Lisboa, no sábado, de 17 de Abril, numa cerimónia com a presença do Presidente da República e na qual a judoca, natural de Almada, será distinguida pelo Governo. “Vamos fazer uma homenagem à Telma Monteiro no sábado, antes do bloco das finais, com a presença do Presidente da República confirmada”, revelou o presidente da Federação Portuguesa de Judo, Jorge Fernandes. A ideia de homenagear Telma Monteiro, a melhor judoca portuguesa de sempre, não é nova, tendo desde logo ficado definida em Abril de 2019, no momento de atribuição da organização dos Europeus a Lisboa. A atleta do Benfica começa a competir nesta sexta-feira à procura da sua 15ª medalha na carreira.Na cerimónia, na Altice Arena, Telma receberá ainda uma "medalha de mérito" atribuída pelo Governo, adiantou Jorge Fernandes, deixando elogios à judoca, que considera "uma das melhores atletas do mundo".
Na homenagem está prevista a transmissão de um vídeo a ilustrar momentos na carreira de Telma Monteiro, de 35 anos, que foi medalha de bronze nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016, e tem várias subidas a pódios em Europeus, Mundiais, Masters e outras competições.
Da parte do Governo, Jorge Fernandes disse estarem confirmadas as presenças do ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, e do secretário de Estado da Juventude e Desporto, João Paulo Rebelo.
Junto a Telma deverá estar Ana Monteiro, antiga judoca internacional e já retirada, que há mais de 20 anos convenceu e levou, ainda adolescente, a irmã mais nova, Telma, a treinar no clube de judo de Almada das Construções Norte e Sul.
Os Europeus de judo de Lisboa decorrem entre sexta-feira e domingo, no Altice Arena, numa competição em que Portugal terá 18 judocas em prova, entre os quais Telma Monteiro, à procura da sua 15.ª medalha no 15.ª Europeu. Para isso a judoca de Almada é uma das cabeças de série nos -57 kg, folgando na primeira ronda, à espera da vencedora do embate entre a alemã Pauline Starke e a austríaca Sabrina Filzmoser.
No caminho da judoca do Benfica, 10.ª do ranking mundial, está a kosovar Nora Gjakova (4.ª do ranking), eventualmente a adversária teoricamente mais forte, que poderá encontrar nas meias-finais.
Telma contabiliza desde 2004 medalhas em todos os Europeus que disputou, das quais cinco são de campeã da Europa, duas de prata e sete de bronze.
Comentários
Enviar um comentário