Dois homens morrem em queda de andaime no Feijó, Almada

Estrutura móvel de pintura caiu do quinto piso. Andaime estava mal montado 

A queda de um andaime no Feijó, no concelho de Almada, provocou esta terça-feira dois mortos. Segundo o Comando Distrital de Operações e Socorro (CDOS) de Setúbal, o alerta foi dado às 14h45 para o cruzamento entre a rua Francisco Vieira de Almeida e a rua Isabel Veiga para uma "estrutura móvel de pintura que caiu do quinto piso". De acordo com o adjunto-comando Maximino Viegas, da Associação dos Bombeiros Voluntários de Cacilhas, os homens, que estavam em trabalhos de remodelação do edifício, tiveram morte imediata. Já, Jorge Paulo, 2.º Comandante adiantou à SIC que a estrutura cedeu porque "estava mal montada". Depois do acidente, foi colocada uma plataforma no local para avaliar a razão da queda do andaime.
Trabalhadores estariam a pintar o prédio 

"Foi a queda de um bailéu [elevador suspenso] que resultou em duas vítimas cadáveres. Quando chegámos [ao local], a estrutura já estava no chão”, disse Maximino Viegas, adiantando desconhecer a altura em que se encontrariam os trabalhadores, aquando da queda.
As duas vítimas mortais eram trabalhadores de uma obra que estavam a fazer a pintura exterior de um edifício. Caíram de um andaime quando estavam a cerca de 15 metros de altura.
Já Jorge Paulo, 2.º Comandante dos Bombeiros Voluntários de Cacilhas, adiantou à SIC que a estrutura cedeu porque estava mal montada.
Depois do acidente, foi colocada uma plataforma no local para avaliar a razão da queda do andaime. "Havia dúvidas em relação à chegada à cobertura" do prédio, adiantou o responsável.
Sobre a obra, o comandante dos bombeiros acrescenta: "Pelo que me parece, não está licenciada". No entanto, remete mais explicações para a Proteção Civil.

Em relação a possíveis danos, adiantou que há janelas e estendais partidos, mas que o edifício não está em risco.

As vítimas mortais são trabalhadores da obra que estavam a executar um trabalho no exterior do prédio localizado na freguesia de Laranjeiro e Feijó.
Por volta das 16h25, estavam no local cerca de 35 operacionais, incluindo os Bombeiros de Cacilhas, uma Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER), a Proteção Civil de Almada, uma equipa de psicólogos, a PSP e a Autoridade para as Condições do Trabalho. Aguarda-se ainda uma inspeção da Polícia Judiciária.  
As causas do acidente estão a ser apuradas.

Agência de Notícias 


Comentários