Câmara de Setúbal realiza testes antigénicos gratuitos

Protocolo entre autoridade de saúde e autarquia permite testes rápidos a trabalhadores do município

A Câmara de Setúbal celebrou no dia 28 de Abril um protocolo de cooperação com a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo para a realização de testes rápidos de antigénio gratuitos a trabalhadores do município. De acordo com o protocolo, as duas entidades comprometem-se a assegurar, em complementaridade com o Serviço Nacional de Saúde, a realização de testes rápidos de antigénio, em contexto de rastreio ocupacional, a trabalhadores da Câmara Municipal e das cinco juntas de freguesia do concelho. Encontram-se abrangidos todos os trabalhadores que “aceitem ser submetidos, gratuitamente, à realização de teste laboratorial para SARS-CoV-2”.
Trabalhadores vão ser testados 

A Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo cede os testes rápidos de antigénio, a título gratuito, tendo em conta a disponibilidade no âmbito da reserva estratégica nacional e de acordo com o número de notificações recebidas através da plataforma Sinave Lab, no laboratório adstrito ao município de Setúbal.
No âmbito deste acordo de cooperação, a Câmara Municipal realiza a testagem aos trabalhadores que se dirijam ao Gabinete de Saúde Ocupacional e assegura o registo obrigatório na plataforma Sinave Lab.
A autarquia compromete-se, igualmente, a proceder ao isolamento célere dos trabalhadores com resultado positivo, à identificação dos contactos e da respetiva estratificação de risco e à implementação das restantes medidas necessárias em articulação com as autoridades de saúde.
À Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo compete acompanhar o desenvolvimento das atividades conducentes à realização dos testes rápidos, através dos dados fornecidos pela Câmara de Setúbal.
O acordo entre as duas entidades assegura, ainda, a distribuição gratuita de testes rápidos de antigénio a empresas do concelho que disponham de serviços de Saúde Ocupacional ou de Medicina no Trabalho e que pretendam testar os seus trabalhadores.
Até ao momento, o Serviço Municipal de Proteção Civil e Bombeiros recebeu solicitações por parte de cinco empresas, às quais já distribuiu mais de 600 testes.

Agência de Notícias com Câmara de Setúbal 

Comentários