Vacinação à covid-19 já começou no concelho de Palmela

Pavilhão do Pinhal Novo transformado em único centro de vacinação de todo o concelho 

Após alguns dias de incerteza e escassez de informação em relação à vacinação no concelho de Pinhal Novo e depois de muita insistência, a vacinação no Centro de Vacinação de Pinhal Novo (instalado pela autarquia no Pavilhão Municipal, por indicação do ACES Arrábida) teve início esta segunda-feira. No primeiro dia foram vacinados cerca de 100 utentes dos grupos de risco. O município gostou da adesão e quer que a vacinação continue a este ritmo. "Da nossa parte estamos empenhados em dar todas as condições para que este processo entre em velocidade de cruzeiro",  disse Álvaro Amaro, presidente da Câmara de Palmela.  O ACES, sublinha ainda que "entendeu chamar pessoas de outras freguesias para que não fossem excluídas deste processo". Neste dia marcante na luta contra a covid-19, o concelho de Palmela registava no total 181 óbitos e 563 casos ativos.
Pinhal Novo tem, por agora, único centro de vacinação do concelho

Numa primeira fase, serão abrangidas as pessoas maiores de 80 anos e maiores de 50 anos com patologias associadas. A duração desta fase está dependente do número de vacinas disponibilizadas ao ACES Arrábida, responsável pelo processo de vacinação nos municípios de Palmela, Sesimbra e Setúbal.
Entretanto, ainda antes da campanha de vacinação no pavilhão de Pinhal Novo, "nas unidades do concelho de Palmela, já foram vacinados 406 utentes maiores de 80 anos e 70 utentes entre os 50 e 65 anos com patologias associadas", disse a autarquia. 
A estrutura do pavilhão municipal terá uma capacidade para administrar 150 vacinas diariamente, conta com um médico e seis enfermeiras em regime permanente. Tem oito pequenos e isolados gabinetes médicos para a toma da vacina. Dispõe ainda de um espaço, com cerca de 20 lugares, onde os utentes esperam para se verificar da existência de alguma reação do organismo à vacina.
Lembre-se que a vacinação já abrangeu 32 instituições [em lares ou estruturas residenciais] num total de 1232 utentes e funcionários, estimando-se que "esse número possa aumentar com as várias programações previstas ao longo desta campanha", revelou a autarquia. 
Os contactos para vacinação, assim como o processo de vacinação, serão sempre feitos ao ritmo da disponibilidade de vacinas e coordenados pelas autoridades de saúde. À Câmara Municipal cabe o "apoio logístico necessário à instalação de centros de vacinação". 
Para além desta atenção aos mais vulneráveis, a autarquia, destaca o trabalho feito junto de outros sectores de atividade. No geral, as contas dizem que "cerca de 1500 pessoas já foram vacinadas no concelho com uma população der 65 mil habitantes".  A Proteção Civil Municipal está a acompanhar de perto todo o processo.
Os utentes devem aguardar sempre o contacto prévio das autoridades de saúde para agendar a vacinação e não se dirigirem aos pontos de vacinação ou unidades de saúde sem terem sido previamente contactados e agendada a sua vacinação. 
Contudo, para que este processo seja o mais célere possível, o ACES Arrábida "solicita que haja uma atualização dos contactos telefónicos junto da unidade funcional onde está inscrito". 
Presidente defende descofinamento e testagem em massa 
Apesar de critico em relação "à inercia" da tutela em relação à testagem em massa - tantas vezes pedida pelo poder local - que impedisse o aumento nos últimos meses dos casos positivos um pouco por todo o território. "Uma testagem nas fábricas, nas escolas ou na construção civil, ter-nos-ia permitido tomar medidas mais atempadas", disse Álvaro Amaro. 
No entanto, diz o presidente, agora é altura de "olhar para a frente"  e de "construir o futuro, apostar forte e rápido na vacinação e na testagem em massa". 
E com os números de contágios a baixar e com os hospitais com menos doentes internados, o autarca comunista -  [o PCP foi sempre contra o Estado de Emergência] -consideram que é tempo de pensar em aliviar as restrições mas com muito critério. "Podemos desconfinar mas a higienização das mãos e outros cuidados, como o distanciamento social e o uso mascara, vão fazer parte das nossas vidas durante muito tempo. Mesmo com a vacinação vamos ter muitos meses até isto estabilizar", lembrou o presidente da Câmara de Palmela 
A autarquia tem previsto ainda a utilização de um posto móvel de vacinação para levar as vacinas a idosos isolados do concelho que deve arrancar no final deste mês. 
A Câmara Municipal tem identificados locais para instalar centros de vacinação noutras freguesias, contudo o ACES Arrábida informou que, de momento, não será necessário, e a vacinação decorre apenas no pavilhão de Pinhal Novo. 

Comentários