Vacinação covid-19 com centro dedicado em Setúbal

Cidade quer vacinar 350 a 400 utentes por dia

O Centro de Vacinação de Setúbal covid-19, com capacidade para administrar perto de quatro centenas de vacinas por dia, está a funcionar desde esta segunda-feira, no cais 3 do porto de Setúbal, em instalações adaptadas num processo conduzido pela Câmara Municipal. "A criação deste espaço resulta de uma solicitação feita ao município pelo ACES Arrábida – Agrupamento de Centros de Saúde da Arrábida, que necessitava de uma área de grandes dimensões para prosseguir com o Plano Nacional de Vacinação Covid-19 junto da população do concelho", diz a Câmara de Setúbal em comunicado. Para que o equipamento possa funcionar na capacidade máxima, a Câmara de Setúbal lançou duas campanhas de angariação de voluntários. 
Centro funciona no porto de Setúbal 

“Já iniciámos a vacinação nas unidades de saúde, mas concluímos que era necessário um local em larga escala para uma maior capacidade de resposta”, explica o diretor executivo do ACES Arrábida, Luís Pombo.
O município pediu a colaboração da Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, que cedeu o cais 3 para o funcionamento do centro de vacinação, o qual, com “capacidade máxima para vacinar entre 350 a 400 utentes por dia”, permite realizar, em condições de segurança, todos os procedimentos clínicos, dispondo de dez enfermeiros e de um médico de serviço em permanência.
As intervenções de adaptação, a cargo da Câmara de Setúbal, "incluíram a instalação de uma estrutura modular que divide o espaço em dez blocos para que dez enfermeiros possam trabalhar em simultâneo, a decoração e o apetrechamento com mobiliário, assim como a colocação de um frigorífico para armazenamento das vacinas e o Plano de Segurança das Instalações".
Foi criado um circuito que tem início numa receção à qual se devem dirigir os utentes na data e no horário indicados após agendamento realizado pelo ACES Arrábida. É nesta área que efetuam o registo, respondem a um questionário para preenchimento de ficha individual e assinam o termo de consentimento.
As pessoas são depois encaminhadas para blocos onde é feita a administração da vacina, após a qual aguardam trinta minutos em observação numa sala de espera para precaver eventuais reações alérgicas.

Autarquia procura voluntários para o centro
Para que o equipamento possa funcionar na capacidade máxima, a Câmara de Setúbal lançou duas campanhas de angariação de voluntários.
"Uma dirige-se a médicos e enfermeiros reformados, para colaborarem na área de administração das vacinas, e a outra a jovens de áreas ligadas à saúde e proteção civil, para apoiarem no acompanhamento dos utentes em todo o processo, desde o preenchimento do questionário até ao momento do recobro após a inoculação". 
O Plano de Vacinação covid-19, a decorrer desde o final Dezembro, realiza-se por fases e por grupos prioritários, os quais foram definidos de acordo com princípios científicos e éticos, de aceitabilidade e de exequibilidade.
No âmbito desta primeira fase de inoculações, estão a ser convocados os utentes com mais de 80 anos ou mais de 50 anos, neste caso com doenças associadas.
Nesta fase de arranque do Centro de Vacinação de Setúbal, o ACES Arrábida está a contactar os utentes dos grupos prioritários através de chamada telefónica para efetuar a respetiva marcação.
Posteriormente, a convocatória passa a ser feita pelo envio de mensagem para o telemóvel que está registado no sistema, com a informação da data e do local do agendamento da vacinação, pedindo que a pessoa responda sim ou não, uma vez que este processo depende do consentimento dos cidadãos.
O Ministério da Saúde criou uma ligação, na qual, mediante o preenchimento de um formulário online simples, os utentes podem verificar se constam da lista de vacinação deste período do plano. 

Agência de Notícias com Câmara de Setúbal 

Comentários