Suspeito de envolvimento em tiroteio em Santa Marta do Pinhal foi libertado

Suspeito voltou a protagonizar distúrbios esta manhã e voltou a ser detido. Pode ser ele o único atirador

O homem suspeito de envolvimento no incidente que ocorreu na terça-feira em Santa Marta do Pinhal, no Seixal, em que terão sido efetuados disparos contra a polícia, foi libertado depois de inquirido, revelou a PSP esta quarta-feira. Mas segundo a CMTV o mesmo homem, esta manhã voltou a protagonizar distúrbios no bairro novamente com a caçadeira em punho e voltou a ser preso pelas autoridades. O homem terá "encenado" uma perseguição não havendo prova, até agora, de mais ninguém envolvido nos disparos. O homem terá começado a disparar contra um café o que levou à intervenção da PSP que foi também recebida a tiro. O suspeito terá se entregado às autoridades, depois de esconder a caçadeira, e contado que havia pessoas a disparar nos telhados. Até agora não foram feitas detenções adicionais, mas a PSP e a PJ de Setúbal já inspecionaram o bairro onde terão sido efetuados disparos contra elementos da polícia.

PSP cercou o bairro mais de oito horas 


"A única pessoa detida na terça-feira, por suspeita de envolvimento no incidente, foi inquirida pela PSP, mas acabou por sair em liberdade", disse fonte da Direção Nacional da PSP, contactada pela agência Lusa.
Segundo a mesma fonte, até ao momento, não foram feitas mais detenções relacionadas com este caso.
"Hoje [quarta-feira] não foram feitas nenhumas detenções. Há duas pessoas que foram conduzidas à esquadra, para identificação e averiguações, mas que nada têm a ver com a situação que ocorreu na terça-feira", informou.
Na terça-feira, de acordo com a PSP, elementos daquela polícia que se deslocaram a Santa Marta do Pinhal, "depararam-se com suspeitos armados que dispararam contra si, tendo os polícias ripostado, recorrendo, igualmente, a armas de fogo".
De acordo com o relato da PSP, da troca de tiros ocorrida na terça-feira à tarde, não se registaram feridos entre os polícias, mas não se sabe se algum dos suspeitos terá sido atingido.
Na sequência do incidente, foi mobilizado para o local um forte dispositivo policial, que incluiu elementos das Operações Especiais e da Unidade Especial de Polícia, e várias casas foram evacuadas.
A operação foi dada por concluída cerca das 20h30 horas de terça-feira, altura em que dezenas de moradores daquele bairro clandestino do Seixal foram autorizadas a regressar a suas casas.
A Polícia Judiciária (PJ) de Setúbal confirmou à agência Lusa que já inspecionou o bairro onde terão sido efetuados disparos contra elementos da PSP, mas não fez nenhuma detenção.
A PJ de Setúbal escusa-se, no entanto, a adiantar qualquer informação sobre os disparos que, alegadamente, terão sido efetuados contra uma patrulha da PSP, por se tratar de "matéria sob investigação".

CMTV diz que só havia um atirador 
Versão diferente tem a CMTV que, já esta tarde, explicou que o suspeito esteve imigrado em França e terá regressado à pouco tempo ao bairro. Na terça-feira, diz ainda a televisão do Correio da Manhã, gravou um vídeo para as redes sociais onde dizia que iria tomar conta do bairro. Terá subido aos telhados do bairro de lata, com uma caçadeira, e fez vários disparos contra um café da zona. Foram esses os disparos que motivaram a queixa às autoridades que acorreram ao local e foram recebidos a tiro. 
E aqui começa toda uma história que poderia ter um final trágico. Cercado pela polícia, o suspeito escondeu a caçadeira e entregou-se voluntariamente às autoridades, dizendo que estaria apenas a defender-se porque existam outros atiradores na zona. Cerca de 10, disse o suspeito à PSP, o que levou a uma mega operação do bairro. Ou seja, ainda segundo a CMTV, não havia mais nenhum atirador no local nem ninguém em fuga. O suspeito foi levado à esquadra ontem à noite e esta manhã voltou ao bairro para causar distúrbios. Foi algemado por elementos da polícia e levado para a cadeia onde será ouvido por um juiz.   
 
 

Comentários