Recuperação da Igreja da Misericórdia em Alhos Vedros

Obra de requalificação entra em fase de conclusão 

O presidente e vereadores da Câmara da Moita e responsáveis da Misericórdia de Alhos Vedros visitaram os trabalhos de recuperação da Igreja da Misericórdia de Alhos Vedros. A recuperação deste património, que deverá terminar no final do primeiro semestre deste ano, implica, sublinha a autarquia em comunicado, "um investimento global de 317 mil euros, com comparticipação do Fundo Rainha D. Leonor no valor de 167 mil 344 euros e apoio da Câmara da Moita de 63 mil 408 euros.
Requalificação tem um valor global de 317 mil euros

A Igreja da Misericórdia, de origem quinhentista, foi erguida no local de uma antiga ermida dedicada ao Espírito Santo e que aparece referida sucessivamente nas Visitações de 1534, 1553 e 1565, como agregada a um hospital de assistência e caridade, de invocação ao mesmo orago.
Situada na praça da vila, supõe-se que a Igreja da Misericórdia tenha sido construída em 1587.
No interior, o corpo da igreja apresenta uma nave única, cujas paredes estão revestidas com painéis azulejares, de uma grande riqueza cenográfica, pintados em azul e branco, do século XVIII.
O altar-mor de talha dourada evidencia características maneiristas tardias (fim do século XVII) e situa-se sobre uma plataforma, num nível superior ao da nave.

Agência de Notícias com Câmara da Moita

Comentários