Pandemia cancela romaria a cavalo entre Moita e Viana do Alentejo

Covid-19 volta a "paralisar" uma das romarias a cavalo mais bonitas do mundo  

A pandemia volta a cancelar a Romaria a Cavalo entre Moita e Viana do Alentejo, no distrito de Évora, que deveria realizar-se entre 22 e 26 de Abril, anunciou esta segunda-feira a organização. As Câmaras da Moita e de Viana do Alentejo já confirmaram o cancelamento desta XX edição do evento, pelo segundo ano consecutivo. "Assim, à semelhança do ano transato e de acordo com as recomendações da Direção-Geral de Saúde e as normas legais hoje em vigor no âmbito da prevenção da covid-19, o evento foi cancelada a realização da edição de 2021 da Romaria a Cavalo Moita-Viana do Alentejo", refere a Câmara da Moita. O evento, fruto de uma organização conjunta das câmaras municipais de Moita e de Viana do Alentejo, da Associação de Romeiros da Tradição Moitense e da Associação Equestre de Viana do Alentejo, atrai centenas de romeiros de vários pontos do país, que percorrem, a cavalo ou de charrete, os cerca de 150 quilómetros que separam as duas vilas. Em cada edição são esperados à chegada a Viana do Alentejo mais de mil cavalos e três mil romeiros.
Romaria acontece sempre no final de Abril 

Na página do município alentejano na rede social Facebook, a comissão organizadora, que junta as câmaras municipais da Moita e de Viana do Alentejo, Associação dos Romeiros da Tradição Moitense e Associação Equestre de Viana do Alentejo, também informa hoje que o evento foi cancelado.
“De acordo com as recomendações da Direção-Geral da Saúde e no âmbito da prevenção da Covid-19, informamos que foi cancelada a realização da XX Romaria a Cavalo Moita-Viana do Alentejo”, pode ler-se.
A Câmara da Moita também já se prenunciou sobre o cancelamento. "Tendo em conta a pandemia de covid-19, a incerteza face à sua evolução e, consequentemente, às restrições de realização de iniciativas e aglomeração de pessoas, não é possível preparar com a devida antecedência a tradicional Romaria a Cavalo Moita-Viana do Alentejo que deveria ocorrer no próximo mês de Abril", sublinha a autarquia.  
A romaria a cavalo realiza-se todos os anos e conta, habitualmente, com centenas de participantes oriundos de diversos pontos do país e até do estrangeiro.
Retomada em 2001, após um interregno de mais de 70 anos, a iniciativa "alia o profano ao sagrado".
Este ano, os participantes deveriam partir da Moita, no dia 22, e percorrer cerca de 150 quilómetros, a cavalo ou em charrete ou carroça, pela antiga canada real, mais conhecida por Estrada dos Espanhóis, até chegarem, no dia 25, a Viana do Alentejo, onde decorreriam, até ao dia seguinte, iniciativas religiosas e recreativas junto ao Santuário de Nossa Senhora D´Aires.
O evento - um dos maiores em toda a Europa - recupera uma antiga tradição religiosa existente na vila de Moita, quando os lavradores, com os seus animais, se deslocavam ao Santuário de Nossa Senhora d'Aires, em Viana do Alentejo. "Os romeiros pretendiam que os animais fossem benzidos durante uma procissão em honra de Nossa Senhora d'Aires, padroeira dos animais, e pediam proteção e boas colheitas", contam os dois municípios. 


Comentários