Obra estruturante entra na reta final em Setúbal

Melhorias nas avenidas dos Combatentes da Grande Guerra e 22 de Dezembro prontas até final do mês

A operação destinada ao reforço da atratividade urbana e à melhoria da mobilidade rodoviária e pedonal nas avenidas dos Combatentes da Grande Guerra e 22 de Dezembro, na cidade de Setúbal, está na fase final de execução. Esta intervenção estruturante liderada pela Câmara Municipal, em curso desde o final de Outubro e que "materializa um investimento de perto de um milhão de euros, entrou, recentemente, na última fase de obra, com a execução de um conjunto de repavimentações viárias", explica a autarquia sadina em comunicado. A conclusão da obra está prevista para final deste mês. 
Obra custou mais de 800 mil euros. Metade pagos pela Europa

Os trabalhos de reabilitação viária estão a ser executados por fases, de forma a minimizar os efeitos no tráfego automóvel, e decorrem nas avenidas dos Combatentes da Grande Guerra e 22 de Dezembro, assim como em troços de outros arruamentos com interseção nestas avenidas.
Uma das principais ações concretizadas consistiu na "execução de duas novas rotundas, uma na interceção da Rua José Pereira Martins com a Avenida dos Combatentes da Grande Guerra e outra na interseção da Avenida dos Combatentes da Grande Guerra com a 22 de Dezembro, com o redimensionamento da Praça Almirante Reis", explica a Câmara de Setúbal. 
Em fase de finalização está também a requalificação e nivelamento de pavimentos, tanto nestas avenidas como na área envolvente, ação dinamizada no âmbito do espírito de mobilidade para todos e que se traduz na criação de uma faixa acessível na zona pedonal que integra a operação urbanística. 
Estas novas soluções rodoviárias permitem, diz a autarquia, "por um lado, otimizar o fluxo do tráfego automóvel naquela zona da cidade e, por outro, melhorar a mobilidade e as acessibilidades para todos, concretamente com a criação de percursos pedonais acessíveis". 

Obra está pronta no final deste mês
Obras estão a decorrer desde o Outubro 
A operação urbanística contemplou, ainda a remoção das barreiras arquitetónicas com uma nova organização espacial dos elementos de sinalética, iluminação pública e mobiliário urbano, a par da requalificação do património arbóreo, com a plantação de novas árvores, de modo a valorizar a diversidade ambiental.
"No novo desenho urbanístico impulsionada nesta intervenção, com conclusão prevista para o final de Março, foram igualmente criados canteiros com locais de estadia junto de zonas de paragens de transportes públicos, com o objetivo de fomentar a qualidade do espaço urbano nestes locais", sublinha a autarquia. 
A obra, um investimento de 820 mil 500 euros acrescido de IVA, comparticipada a 50 por cento no âmbito do Portugal 2020, é enquadrada no conjunto de requalificações executadas pela Câmara de Setúbal para a melhoria da mobilidade e da acessibilidade para todos e para incremento dos modos suaves de transportes.

Agência de Notícias com Câmara de Setúbal

Comentários