Novos abrigos para felídeos no Pinhal Novo e Quinta do Anjo

Câmara de Palmela já esterilizou um total de 122 gatos 

A Câmara de Palmela concluiu, no início deste mês, a instalação de mais dois abrigos no âmbito do Projeto “Animais da Comunidade”: na Rua António Santos Jorge, junto à Escola Básica n.º 1, em Pinhal Novo e em Quinta do Anjo, junto ao mercado municipal. O abrigo instalado em Pinhal Novo pretende albergar, entre outros, os felinos que são alimentados junto ao portão da escola, centralizando, neste espaço, todos os animais, criando maior conforto e evitando a proliferação de alimento na zona. "A autarquia já esterilizou, naquele local, seis felinos e continua a fazer capturas para mais esterilizações", sublinha a autarquia.  O abrigo colocado junto ao Mercado Municipal de Quinta do Anjo visa "acolher os inúmeros felinos que se encontram num espaço comum a diversas habitações, sendo que a autarquia já esterilizou, naquele local, cerca de 15 animais", resume o município.  
Autarquia tem construído colónias em todo o concelho 

Recorde-se que, desde o início do projeto, em 2018, foram já instalados 10 abrigos no Concelho de Palmela, distribuídos por Pinhal Novo, Cabanas, Quinta da Asseca, Lagoinha, Brejos Carreteiros e Golf do Montado. 
"São equipamentos em madeira tratada, com vários compartimentos que permitem aos animais circular e pernoitar no interior e com compartimento próprio, fechado, para colocação dos alimentos. Cada abrigo tem também uma vedação (cerca de madeira), que permite delimitar o espaço afeto aos animais, com um portão para acesso dos cuidadores", conta a Câmara de Palmela. 
Só nestas colónias, no âmbito do Programa Capturar-Esterilizar-Devolver promovido pelo Centro de Recolha Oficial de Animais, a Câmara Municipal já "esterilizou um total de 122 felinos", enumera a autarquia. 
Para dar continuidade ao projeto, a autarquia "pretende instalar, ainda durante o primeiro semestre deste ano, mais dois equipamentos; um, na Estrada dos Restauradores, na Lagoinha, e outro, na Rua do Brochado, em Palmela". 
A instalação de abrigos para gatos insere-se numa política mais ampla do Município de Palmela, de promoção e salvaguarda do bem-estar animal, um caminho que a autarquia tem vindo a percorrer e a cimentar ao longo dos anos e que passa, também, pelo apoio a associações de proteção animal, pelo investimento em campanhas de sensibilização e adoção, pela realização de ações Programa Capturar-Esterilizar-Devolver e pelo reforço do Centro de Recolha Oficial de Animais.
"Sensibilizar a população, em geral, para as boas práticas ambientais e de proteção a animais errantes", "proporcionar maior segurança para os animais, transeuntes e automobilistas", "manter equilibradas e controladas as populações de animais errantes", tal como "promover boas práticas ambientais e de proteção aos animais", são alguns dos objetivos destes projetos. Tal como promover "melhor saúde pública, controlando pestes e desratizações", "proporcionar a interação da população, nomeadamente crianças, com os habitantes do abrigo" e "requalificar e embelezar os espaços públicos". 

Agência de Notícias com Câmara de Palmela 

Comentários