Câmara de Almada dá apoio de um milhão de euros ao comércio local

Programa procura estimular a economia e o emprego no concelho

A Câmara Municipal de Almada vai atribuir um apoio financeiro de um milhão de euros a fundo perdido à restauração e comércio local, que abrange empresas e empresários individuais com uma faturação até 500 mil euros em 2019. O apoio financeiro, atribuído no âmbito do programa do município Dinamizar, “destina-se a empresas e empresários em nome individual com contabilidade organizada que atuem naqueles setores, sejam Pequenas e Médias Empresas e tenham sede no concelho”, refere em comunicado a autarquia.
Autarquia quer dinamizar o comércio local pós-covid

“O programa procura responder às graves consequências provocadas pela pandemia de covid-19 em dois setores vitais para a economia e o emprego no concelho”, sublinha Inês de Medeiros, presidente da Câmara de Almada, citada na nota.
Inês de Medeiros salienta ainda ser “dever da câmara responder da melhor forma a esta situação de exceção, quer no apoio às atividades económicas, quer no apoio direto às pessoas que estão a passar dificuldades”.
De acordo com a Câmara de Almada, as candidaturas ao programa Dinamizar, que terá a duração de quatro meses (de Março a Junho de 2021) ou até ser esgotada a dotação financeira alocada, podem ser apresentadas através da página na Internet decida a este projeto municipal
Podem candidatar-se empresas e empresários em nome individual que tenham evidenciado, no final de 2019, um volume de negócios até 500 mil euros pelo ano completo e que demonstrem perdas homólogas de faturação superiores ou iguais a 25 por cento no período compreendido entre Janeiro e Dezembro de 2020.
A Câmara de Almada justifica o apoio financeiro com a necessidade de garantir a sobrevivência dos estabelecimentos de restauração e do comércio local, que, segundo a autarquia, “desempenham um papel muito significativo no desenvolvimento da economia e emprego no concelho”.




Comentários