Setúbal cria novo projeto para apoiar a cultura e os artistas

Bolsas incentivam projetos artísticos do concelho

A Câmara de Setúbal está a promover o desenvolvimento de trabalhos artísticos ao lançar, este ano, a primeira edição das Bolsas de Criação Artística, que contemplam a atribuição de apoios de cinco mil euros por projeto. A iniciativa, explica a autarquia, "destina-se a apoiar criadores ou coletivos que desenvolvam projetos em diferentes áreas artísticas, proporcionando-lhes um incentivo financeiro e a possibilidade de usufruírem de um espaço de trabalho nas instalações de A Gráfica – Centro de Criação Artística, localizada em Setúbal". Com esta iniciativa, a Câmara de Setúbal pretende "apoiar criadores de artes performativas e visuais, com especial destaque para os artistas emergentes, e fomentar a partilha entre os grupos de trabalho e os agentes locais". 
Artistas de Setúbal com mais apoio 

A pandemia afetou vários setores da sociedade, entre eles, claro, a cultura. Com grande parte dos espetáculos cancelados, a lotação das salas e galerias reduzida para metade, a comunidade de artistas do País viu os seus rendimentos reduzidos a zero, por isso, exige apoios urgentes. Com este novo confinamento, o cenário deverá manter-se.
No âmbito das Bolsas de Criação Artística podem ser selecionados até três projetos, sendo atribuído, a cada um, uma bolsa com o valor pecuniário de cinco mil euros.
"Ao artista ou artistas responsáveis pelos projetos selecionados é concedido alojamento em regime de apartamento, até um máximo de cinco elementos da equipa e desde que o local de residência seja superior a 60 quilómetros de distância de Setúbal, num período até três semanas", sublinha a nota do munícipio. 
Os projetos a candidatar devem ser criações originais e não terem sido apresentados publicamente, devendo estrear, no âmbito das Bolsas de Criação Artística, até Agosto de 2022.
Todos os projetos selecionados "têm, obrigatoriamente, de ser desenvolvidos entre Maio e Dezembro deste ano", conta a autarquia. 
O prazo para o envio das candidaturas termina no próximo dia 19 de Março, sexta-feira. Pode fazer a candidatura através do formulário disponível online no site do município. Os resultados são divulgados até 15 de Abril, quinta-feira.

Uma cultura acessível a todos 
Setúbal quer dar um alento às artes da cidade 
Com desta iniciativa, a Câmara de Setúbal pretende "apoiar criadores de artes performativas e visuais, com especial destaque para os artistas emergentes, e fomentar a partilha entre os grupos de trabalho e os agentes locais". 
As Bolsas de Criação Artística "têm também a finalidade de promover a abertura dos processos de trabalho ao público, potenciando a consciencialização de que a cultura deve ser acessível a todos, bem como contribuir para a renovação do tecido artístico local e nacional".
No processo de seleção dos projetos candidatados são valorizados, entre outros critérios, a formação ou experiência dos criadores na área artística a que se candidatam, o plano de trabalho e calendarização, a inclusão de ações de formação no período de residência, o desenvolvimento de parte do projeto em Setúbal, a capacidade inovadora, a possibilidade de trabalhar com outros criadores ou coletivos e exequibilidade financeira.
Mais informações no endereço de correio eletrónico agrafica@mun-setubal.pt.

Agência de Notícias com Câmara de Setúbal 

Comentários