Setúbal confirma transformação da Praça de Touros num espaço multiusos

Autarquia anunciou que o espaço vai receber eventos culturais e afasta o uso exclusivo para touradas

A Praça de Touros Carlos Relvas, em Setúbal, vai ser requalificada pela Câmara Municipal e transformada num espaço multiusos destinado à realização de eventos. A notícia foi avançada pela autarquia na semana passada, durante uma reunião pública. Nessa sessão, foram apresentadas duas propostas à Assembleia para um conjunto de alterações às delimitações das áreas de reabilitação urbana de Setúbal e Azeitão. A Câmara aprova obras na Praça de Touros mas quer "afastar cada vez mais da utilização exclusiva para espetáculos de tauromaquia". A autarquia deseja que o recinto, inaugurado a 15 de Setembro de 1889 e que chegou a ter uma lotação para mais de quatro mil lugares, passe a servir o concelho como infraestrutura destinada a eventos das mais diferentes naturezas e com capacidade para acolher milhares de pessoas.
Praça Carlos Relvas irá ter menos touradas 

No caso da Área de Reabilitação Urbana de Setúbal, o objetivo é "integrar a totalidade do conjunto urbano à volta da Praça de Touros Carlos Relvas, de forma a reforçar a reabilitação urbana das zonas históricas e consolidadas da cidade e permitir o acesso a um conjunto de benefícios fiscais de incentivo à reabilitação", conta a autarquia. 
O objetivo da intervenção é "reabilitar e readaptar a praça de touros como equipamento municipal, dedicado essencialmente à realização de eventos, numa perspetiva de multiusos, afastando-se da utilização exclusiva para espetáculos de tauromaquia", sublinha a Câmara sadina. 
Na nota, a autarquia referiu que “considera inadiável a necessidade de regeneração e revitalização da área envolvente à Praça de Touros, inserida no Bairro Baptista, bem como as antigas quintas Tebaida e Aranguês.
A 4 de Novembro do ano passado a autarquia de Setúbal emitiu um comunicado onde confirmava a existência de uma reunião com a Prótoiro, a pedido da Federação taurina, com Maria das Dores Meira a afirmar que “informou a federação de que a autarquia prevê iniciar, logo que estejam reunidas todas as condições, as obras de requalificação desta praça, transformando-a num espaço multiusos coberto em que se possam realizar maioritariamente diversas atividades culturais e desportivas”, confirmando que “uma vez que a manutenção de tais condições não invalida, de forma alguma, as funções principais que se pretende que aquele espaço tenha no futuro”. 
Dores Meira clarifica ainda, no mesmo comunicado que “que a Praça Carlos Relvas, depois da sua requalificação, não se destina, exclusivamente, à tauromaquia, atividade já com pouca expressão no concelho e que, de forma alguma, poderia estar no centro desta requalificação”, lia-se na altura na nota enviada pela autarquia setubalense.

Autarquia iniciou processo de compra em 2017
Praça de Toiros foi inaugurada em 1889
Lembre-se que o executivo municipal anunciou em 2017, a futura aquisição da Praça de Touros Carlos Relvas, em Setúbal e a abertura de concurso público para o financiamento, através de leasing imobiliário, com um preço base de um milhão 191 mil euros.
Nessa altura, o vereador das Atividades Económicas, Manuel Pisco, dizia que a autarquia entendeu que “o concelho de Setúbal sente a necessidade de possuir uma infra-estrutura, que permita a realização de diversos eventos com capacidade para albergar milhares de pessoas”.
Desta forma, a autarquia mostrou total disponível para preservar e comprar o edifício histórico da cidade para o tornar um espaço multiusos, à semelhança da Praça de Touros do Campo Pequeno, em Lisboa.
Inaugurada a 15 de Setembro de 1889, a Praça de Touros Carlos Relvas tem sido utilizada em diversas atividades, destacando-se a realização do Desfile das Marchas Populares de Setúbal, acontecimento que junta milhares de pessoas anualmente. Além de diversos espetáculos tauromáquicos da cidade.
O espaço possui uma lotação de 4205 lugares, seguindo a traça habitual da época em que foi construída, estando numa localização privilegiada no que respeita às acessibilidades e estacionamento.

Comentários