Santiago do Cacém reforça medidas de apoio a empresas e famílias

Município isenta rendas de cafés e restaurantes a trabalhar em take away até Março

A câmara de Santiago do Cacém decidiu alargar o âmbito das medidas extraordinárias e de carácter urgentes para o apoio social e económico de empresas e famílias. Às 10 medidas já anunciadas em Janeiro, o município decidiu isentar o pagamento do direito de superfície às micro e pequenas empresas instaladas nos parques empresariais municipais e isentar o pagamento das rendas aos espaços comerciais cuja atividade foi encerrada ou suspensa, estando a funcionar exclusivamente em regime de take away. As duas novas medidas são referentes aos meses de Janeiro, Fevereiro e Março deste ano.

Entre os apoios estava já decidida a “isenção de pagamento de rendas referentes aos espaços municipais arrendados ou concessionados para fins comerciais integrados nos setores que foram encerrados, durante os primeiros três meses de 2021” e ainda a “redução de 50 por cento do pagamento de rendas referentes aos espaços municipais arrendados ou concessionados para fins comerciais integrados nos setores de restauração, bebidas e afins, durante os meses de Janeiro, Fevereiro e Março de 2021”.
Quanto às tarifas de água, a autarquia já tinha isentado as famílias numerosas, IPSS e outras instituições equiparadas, do pagamento das tarifas de saneamento e resíduos sólidos nos tarifários sociais, referente ao primeiro trimestre deste ano.
Continuar a apoiar as famílias carenciadas devidamente assinaladas e continuar com a campanha de incentivo ao comercio local “Ajude a Economia Local, compre no Comércio Tradicional”, foram outras das decisões.
Também tinha sido aprovado que o município iria fornecer "gratuitamente Equipamentos de Proteção Individual a bombeiros, profissionais de saúde, forças de segurança e funcionários de IPSS e a beneficiários do rendimento social de inserção e beneficiários de pensão social do regime não contributivo", sublinha a autarquia. 

Comentários