Requalificação do Monte Francisquinho já arrancou em Pinhal Novo

Investimento de quase um milhão de euros para criar nova centralidade cultural da vila 

A Câmara de Palmela já deu início à empreitada de requalificação do Monte Francisquinho, em Pinhal Novo. Trata-se, diz a autarquia, de "uma obra que reabilitará e valorizará aquele antigo monte rural, reconvertendo-o num espaço multifuncional que reúne uma rede de equipamentos e recursos diversificados para promoção de dinâmicas sociais, culturais e educativas". O Monte do Francisquinho está associado ao conceito de “Aldeia Associativa”. Trata-se de um investimento de quase um milhão de euros e estará pronto no final deste ano. 
Obra estará construída em Dezembro deste ano 

Esta intervenção no Monte Francisquinho contempla a requalificação dos edifícios existentes e de toda a área envolvente, criando novos espaços sede para associações, espaços lúdicos, um pólo de capacitação e cidadania num verdadeiro projeto comunitário. 
"A recriação daquele espaço caminhará ao ritmo do trabalho dos seus atores institucionais, associativos e individuais, de forma inclusiva, permitindo a elaboração de projetos para a superação de dificuldades ou objetivos comuns, sociais, educativos e culturais", revela a Câmara de Palmela em nota de imprensa enviado à ADN-Agência de Notícias. 
No exterior, para além do arranjo paisagístico, será "construído um anfiteatro e serão instalados equipamentos para atividades desportivas de ar livre", garante a autarquia. 
Recorde-se que esta intervenção foi objeto de uma candidatura ao Portugal 2020, inscrita no Plano de Ação Integrada das Comunidades Desfavorecidas, ao abrigo do Plano de Desenvolvimento Urbano, com um orçamento no valor global elegível de 965 mil 845 mil euros, prevendo-se a execução da obra até Dezembro deste ano.
Em 2019, Álvaro Amaro, presidente da autarquia, dizia que o Monte do Francisquinho ia continuar a ser requalificado para a continuação do “ninho” de respostas sociais e associativas que ali começou a nascer.
O responsável da Câmara de Palmela defende a “aposta no combate a fenómenos de exclusão e consolidando o momento de expansão que se vive naquela zona”.
No Monte do Francisquinho já está a funcionar o Núcleo da Liga dos Combatentes e o Motoclube do Pinhal Novo e serão reabilitados os dois edifícios antigos do espaço para “criar salas destinadas a formação e atendimento e acolher respostas sociais, como um gabinete de apoio à vítima e salas para utilização de associações” para além de “ser criada uma área exterior para a prática de desportos radicais, um pequeno anfiteatro de ar livre e um pavilhão multiusos modular, para realização de eventos, feiras e exposições, que começará com dimensões mais modestas, mas que crescerá, faseadamente”, revelou o autarca naquela altura. 

Agência de Notícias com Câmara de Palmela 

Comentários