Internamentos e pressão nas urgências de Almada continuam em queda

Confinamento diminuiu doentes covid-19 no hospital Garcia de Orta  

O Hospital Garcia de Orta, em Almada, registou nesta terça-feira de Carnaval uma descida no número de doentes internados devido à covid-19, incluindo nos cuidados intensivos, com a procura pelas urgências respiratórias do hospital em queda há vários dias. “O Hospital Garcia de Orta registou na terça-feira, um total de 198 doentes positivos por infeção por SARS-COV-2, dos quais 162 estão internados em enfermaria, 22 doentes em Unidade de Cuidados Intensivos e 14 doentes internados em Unidade de Hospitalização Domiciliária. A demanda do Serviço de Urgência Geral, na vertente da área respiratória, baixou”, adiantou a unidade hospitalar em nota divulgada. Uma equipa médica francesa chegou na segunda-feira ao hospital de Almada no âmbito da ajuda internacional oferecida a Portugal para aliviar a pressão hospitalar no combate à covid-19. 
Garcia de Orta vive "dias mais calmos"

Na segunda-feira, o Hospital Garcia de Orta registava 207 doentes internados por covid-19, 25 dos quais nas unidades de cuidados intensivos.
Uma equipa médica francesa chegou na segunda-feira ao hospital de Almada no âmbito da ajuda internacional oferecida a Portugal para aliviar a pressão hospitalar no combate à covid-19, tendo o secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, agradecido a ajuda francesa numa cerimónia de receção à equipa gaulesa à chegada ao maior hospital do distrito Setúbal. 
A equipa médica francesa, que durante 15 dias vai trabalhar no Hospital Garcia de Orta, é constituída por três enfermeiras e uma médica do serviço de saúde dos bombeiros franceses.
Toda a equipa, como referiu a enfermeira francesa lusodescendente Sandra Fleury, “tem experiência em situações de e Emergência e Reanimação”.
“Viemos de várias regiões de França, temos participado em várias missões internacionais sanitárias, mas também em França, em missões covid e desastres naturais. É com grande satisfação que apresentamos a nossa ajuda e o nosso contributo à equipa do Dr. Antero Vale Fernandes, nesta crise de saúde, que também vivemos em França. Esperamos poder aliviá-lo na sua carga de trabalho, em colaboração com as suas equipas. Agradecemos a sua confiança e o seu acolhimento”, disse a enfermeira.
A embaixadora de França em Portugal, Florence Mangin, agradeceu ao Governo português “por ter aceitado a proposta francesa de cooperação médica neste momento difícil”, salientando que se trata de uma “iniciativa de solidariedade muito natural entre dois países como a França e Portugal, que têm uma forte ligação de amizade”.

Comentários