Hospitais de Almada e Setúbal têm mais de 450 doentes internados

Covid-19 enche principais hospitais do distrito de forma avassaladora 

Os principais hospitais do distrito de Setúbal, o São Bernardo, em Setúbal, e Garcia de Orta, em Almada, continuam sob forte pressão e registam hoje um total de 457 doentes covid internados, 46 dos quais em cuidados intensivos. O diretor do Serviço de Doenças Infeciosas do Centro Hospitalar de Setúbal, José Poças, em entrevista à SIC Notícias, disse que foi enviada uma carta à ministra da Saúde a retratar a situação de pressão que se vive no hospital, O hospital "já de si carenciado", que tem a taxa de ocupação no limite, está muito preocupado com os doentes não covid. Há doentes a ser transferidos para outros hospitais, quase todos os dias. O hospital do Barreiro, que serve os concelhos do Barreiro, Moita, Montijo e Alcochete também vive "dias difíceis". 

De acordo com os números divulgados, nesta segunda-feira, o Hospital de São Bernardo tem um total de 205 doentes internados, 17 na Unidade de Cuidados Intensivos.
O diretor de Infeciologia do Hospital de Setúbal, José Poças, alerta para situação limite na unidade de cuidados intensivos e para falta de recursos humanos e das condições das instalações.
As maiores preocupações são os doentes assintomáticos que se deslocam ao hospital e os pacientes de outras patologias que têm medo de recorrer às urgências.
José Poças diz que o Hospital de Setúbal foi, até ao momento, o único a declarar o estado de catástrofe.
"Tem que ser o hospital na sua globalidade a responder e é isso que temos procurado fazer nas condições muito difíceis decorrentes não só das insuficiências das instalações e bens humanos que o ministério bem sabe, mas também do brutal aumento da procura que nos fez inventar novos planos". 
A taxa de esforço da unidade de infeciologia esta quase no limite. A administração do hospital fala numa afluência avassaladora.
No Garcia de Orta, o registo diário era de 252 doentes infetados com o vírus SARS-CoV-2, 206 em enfermaria, 17 em hospitalização domiciliária e 29 em cuidados intensivos.
A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.316.812 mortos no mundo, resultantes de mais de 106 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.
Em Portugal, morreram 14.158 pessoas dos 765.414 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

Comentários